sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Mensagens de Natal das Pastorais e Movimentos

A Paz de Cristo!!!

Que momentos maravilhosos são esses do Advento e do Natal e é neste clima que alguns dos movimentos e pastorais deixaram um recado para todas as pessoas, especialmente da nossa Paróquia e das comunidades.



Cliquem nos links abaixo e ouçam as mensagens de
Paz e Amor, de um Feliz Natal e Feliz Ano Novo para Todos:









segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

O Natal: festa cristã ou pagã?

O site O Fiel Católico nos traz uma ótima matéria para responder a esta importante questão e nos esclarecer uma data tão importante para a Igreja e que muitos fazem questão de desmerecer, dados explicações muitas vezes infundadas:

Afinal, Deus mesmo determinou que nos alegrássemos pelo nascimento do seu Filho neste mundo –, Deus feito homem para a nossa salvação –, e duas passagens das Sagradas Escrituras muito significativas o revelam. A primeira está no segundo capítulo de Lucas. Os anjos, logo após o nascimento do Menino Deus, clamam aos pastores:

“Não temais, eis que vos anunciamos uma Boa Nova, que será de alegria para todo o povo: hoje vos nasceu, na Cidade de Davi, o Salvador, que é o Cristo e Senhor!” 
(Lc 2,10-12)

Já no Antigo Testamento, afirmava também o Profeta Isaías que deveríamos festejar o Nascimento do Senhor, numa das mais belas passagens das Escrituras:

“O povo que andava nas trevas viu uma grande Luz. Sobre os que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu a Luz. Suscitais um grande júbilo, provocais uma imensa alegria! Rejubilam-se diante de vós como na alegria da colheita, exultam como na partilha... Porque um Menino nos nasceu, um Filho nos foi dado; (...) Ele se chama Conselheiro Admirável, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz!”
(Is 9,1-5)

Vemos assim, mais uma vez, que o povo cristão, povo de Deus (povo sobre o qual brilhou a Luz de Deus), é admoestado a se alegrar e celebrar a Natividade do Cristo. Tanto o Advento quanto o Evento em si –, Advento e Evento do “Filho que nos foi dado” –, sem dúvida requerem uma santa celebração. E, sim, há registros históricos desta celebração desde o ano 200 de nossa era (muito antes de Constantino, portanto).

Já Clemente de Alexandria (150dC) chegou a declarar (atenção) que os teólogos do Egito “não guardavam nenhum dia do ano a não ser o Natal do Senhor” [conf. o Stromata (I.21)]1.

Outro estudo do mesmo rol, realizado por Shemarjahu Talmon, docente da Universidade Hebraica de Jerusalém, obteve, através do estudo dos manuscritos de Qumran, calcular a data em que a classe sacerdotal de Abias (a qual pertencia Zacarias, pai de João Batista) oficiava a liturgia no Templo de Jerusalém. Ocorre que a classe de Abias servia duas vezes ao ano, sendo uma delas na última semana de setembro.“Eis, portanto, como aquilo que parecia mítico assume, inesperadamente, uma nova verosimilhança: uma cadeia de acontecimentos que se estende ao longo de 15 meses. Em setembro o anúncio a Zacarias e, no dia seguinte, a concepção de João; seis meses depois, em março, o anúncio a Maria; três meses depois, em junho, o nascimento de João; seis meses depois, o nascimento de Jesus. Com este último acontecimento, chegamos precisamente ao dia 25 de dezembro; dia que não foi, portanto, fixado ao acaso.”4 

Cristo triunfa: os falsos deuses são esquecidos, substituídos pela Luz da Verdade. É a conversão dos pagãos. É o nascer do verdadeiro Sol invicto sobre as trevas das antigas crenças: se antes celebravam um mito, agora celebram o Filho de Deus! Aleluia!
A celebração do Nascimento de Cristo incorpora, assim, estes elementos essenciais: adoração, doação e louvor. 

Leia a matéria completa acessando: http://www.ofielcatolico.com.br/2004/12/o-natal-e-uma-festa-crista-ou-paga.html?spref=fb

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Calendário de Fim de Ano

A Paz de Cristo!

Vamos terminar o ano bem? Simmmmm! Com Jesus não tem erro :)

Seguem as datas mais importantes:

Dia 15/12/2016 - Missa da família às 20hs

Dia 21/12/2016 - Confraternização Geral todos dos da comunidade, Grupos, Movimentos e Pastorais. Não esqueçam de levar um pratinho para este grande momento de comunhão após a Missa às 20hs.

Dia 24/12/2016:
- Missa dos enfermos às 09:00h da manhã
- Missa de Natal às 20hs
- Domingo são nos horários normais.

Dia 31/12/2016 - Missa de Ano Novo às 20hs.
- Domingo as missas são nos horários normais.


TODOS ESTÃO CONVIDADOS EM NOME DA SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ!!!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Festa do Branco dia 10/12/2016

A Paz de Cristo!

Dia 10 de Dezembro, das 19 h às 22:30 h, o Pós EJC - Encontro de Jovens com Cristo, promoverá a 1a Festa do Branco, com muito louvor e alegria.


Esperamos todos vocês, tanto jovens quando adultos, idosos e crianças, é uma festa para todos.

Não esqueçam de vir vestidos de branco e trazer um prato de doce ou salgado!


Fotos 1a Eucaristia 2016

A Paz de Cristo,

A 1a Eucaristia de mais de uma centena de crianças em nossa Paróquia é um momento de grande alegria, um grande passo dessas crianças no caminho de Jesus Cristo, que continuem nele e que tão logo se confirmem como verdadeiros cristãos que são!

Vejam algumas fotos e logo depois o link com todas as fotos desta missa sacramental:

Início da Missa...

A 1a Eucaristia!

Igreja lotada!



terça-feira, 22 de novembro de 2016

Fotos do Casamento Comunitário 2016

No dia 19/11/2016 ocorreu mais um tradicional Casamento Comunitário na Paróquia São Vito, é um momento especial de pedirmos a Deus sua benção para uma união que as vezes já existe a algum tempo ou também para aqueles que estão começando agora e desejam uma vida inteira de união e amor.

Os casamentos comunitários estão cada vez mais populares no Brasil e ao invés de ficar anos pagando por ele, muitas vezes é feito de forma gratuita ou pagando apenas uma taxa na Igreja.
Na Paróquia São Vito a Pastoral da Família cuida de tudo isto para você e como em qualquer outro casamento, este importante e sagrado sacramento é realizado com uma Igreja decorada, os familiares e o Padre para dar a benção com as Graças de Deus.

Como informado no site: https://meucasamento.org/tipos-de-casamento/casamento-comunitario/: “Parece estranho pensar em diversos casais em um altar, mas não é. No geral reserva-se as duas primeiras fileiras da igreja para os casais sentarem, depende da quantidade de duplas no dia. Os casais levantam e benção e juras são feitas com o religioso indo até eles. Em casos de casamentos comunitários com poucos casais, duplas ou trios podem subir ao altar. A dinâmica muda apenas por uma questão de espaço mesmo.”

Vejam todas as fotos clicando aqui! Fotos do Casamento Comunitário Paróquia São Vito 2016

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Fotos da Missa da Família 15/11/2016

A Paz de Cristo,

Como é gratificante para a Pascom registrar momentos tão emocionantes em nossa Paróquia para a Glória de Nosso Senhor Jesus Cristo e ver as famílias, a base, unida, em comunhão.

Vejam algumas fotos e no fim o link com todas as fotos:

Início da Missa da Família em um dia chuvoso de feriado...

A Igreja enchendo de fieis, familiares de toda a Paróquia, que lindo!

Batismo

Entrega das Capelinhas...

... sorteadas entre os dizimistas que colaboram voluntariamente para a obra.

Momento esperado para Adoração ao Santíssimo na Eucaristia...

Apenas amor a Deus!


quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Fotos - EJC 2016 - Encontro de Jovens com Cristo

A Paz de Cristo,

Entre os dias 12 e 13 de novembro ocorreu na Paróquia São Vito o 7o EJC - Encontro de Jovens com Cristo. A felicidade estava no olhar de cada jovem, muitas lágrimas correram livres e o amor foi demonstrado em cada abraço dos familiares.

Foto Pascom São Vito

Encontro de Jovens com Cristo (EJC) é um movimento cristão desenvolvido inicialmente pela Igreja Católica no Brasil, espelhado no Encontro de Casais com Cristo(ECC)[1]. Surgiu em 1970 em São Paulo sob influência do padre Afonso Pastore para atender as demandas da Pastoral Familiar Paroquial[2]. Em 1979 foi publicada a primeira edição do livro "Encontro de Casais com Cristo" pelo Pe. Pastore, e a partir daí, tendo difundido o ECC por todo o país, também criou as vertentes de Jovens (EJC) e Adolescentes (EAC).[3]
Atualmente o EJC se encontra presente nos programas oficiais das mais diversas denominações cristãs, com destaque aos EJC's da igreja Batista[4]Adventista[5][6]Quadrangular e Presbiteriana[7], além do programa pioneiro Católico. Encontra algumas variantes no próprio nome, sendo chamado em alguns locais de Renovação de Jovens com Cristo (RJC), ou simplesmente a sigla do encontro sendo escrita como EJOC, contudo em ambos os casos permanecendo a essência do EJC.[8]
O EJC tem por objetivo a evangelização de jovens com idades entre 17 e 30 anos (variando nos diversos encontros, circulando entre 14 e 35 anos)[9], assim como a existência de um círculo de convivência no âmbito Paroquial/Pastoral. É atualmente um dos principais movimentos jovens nas igreja cristãs no Brasil.[10]
Aqueles que já participaram do EJC são chamados "encontreiros", e os que estão participando pela primeira vez são chamados de "encontristas".
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Encontro_de_Jovens_com_Cristo (acessado em 16/11/2016)

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Fotos do Crisma 2016

A Paz de Cristo,

Dia 05 de novembro 2016 tivemos a missa de Crisma na Paróquia São Vito, foram mais de 60 jovens se crismando, num ato de fé e amor, entrega voluntária e humilde, mostrando para o mundo lá fora que o jovem é ativo, participativo e quer um mundo melhor, numa comunidade melhor baseado na fé em Cristo e em sua Igreja.

Vejam algumas fotos:





No álbum de fotos temos outras com os crismados e seus catequistas. 



Pentecostes é uma das celebraçőes mais importantes do calendário cristão e, comemora, segundo esta crença, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e sobre Maria, sua mãe. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa.

“A Confirmação aperfeiçoa a graça batismal; é o Sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a nossa vinculação com a Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada das obras.”

(CIC §1316)

Quem desejar o álbum de fotos deve entrar em contato com a secretaria ou com a fotografa Jenny para tratar de valores e prazos de entrega.

PARABÉNS A TODOS OS CRISMADOS! QUE DEUS OS ABENÇOE, A CAMINHADA COMEÇA AGORA!

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Origem do Dia de Finados - 02 de Novembro

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas que já faleceram.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio.

No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.

Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.


02 de Novembro – Dia de Finados

Desde a época do cristianismo primitivo, que se desenvolveu sob as ruínas do Império Romano, que os cristãos rezavam por seus mortos, em especial pelos mártires, onde estes eram frequentemente enterrados: nas catacumbas subterrâneas da cidade de Roma. O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido paulatinamente na liturgia (conjunto de rituais que são executados ao longo do ano) da Igreja Católica. O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo (ou Odilon) de Cluny.
Odilo (962-1049) tornou-se abade de Cluny, em Borgonha, na França, uma das principais abadias construídas no mundo medieval e responsável por importantes reformas no clero no período da Baixa Idade Média. Em 02 de novembro de 998, Odilo instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. A partir do século XII, essa data popularizou-se em todo o mundo cristão medieval como o Dia de Finados, e não apenas no meio clerical.
Apesar do processo de secularização e laicização que o mundo ocidental tem passado desde a entrada da Modernidade, o dia 02 de novembro ainda é identificado como sendo um dia específico para se meditar e rezar pelos mortos. Milhões de pessoas cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores para depositar nas lápides em memória dos que se foram; outras levam também velas e cumprem os rituais mais tradicionais, como orações, cânticos etc.

Por Me. Cláudio Fernandes
FERNANDES, Cláudio. "02 de Novembro – Dia de Finados"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-de-finados.htm>. Acesso em 27 de outubro de 2016.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Horários de Missas nos Cemitérios - 02/11/2016

Irmã(o), a paz de Cristo!

Dia 02 de Novembro, a Igreja Católica reza por todos os fiéis falecidos. Com a lembrança dos falecidos a Igreja quer lembrar a grande verdade, baseada na Revelação: a existência da Igreja triunfante no Céu; padecente no Purgatório e a militante na terra. No dia de Finados, não festejamos a morte, mas a vida após a morte, a ressurreição que Cristo nos conquistou com sua morte e Ressurreição.

Seguem os horários de Missas nos Cemitérios das cidades de nossa diocese e na Catedral Santo Antônio

Confira os horários de missas nos Cemitérios das cidades de nossa diocese e na Catedral Santo Antônio:

Região Barueri 
Cidade de Barueri
Cemitério Municipal
09h30min / 14h
Cidade de Itapevi
Cemitério Municipal
07h / 10h / 12h / 15h
Cidade de Jandira
Cemitério Municipal
10h
Cemitério Alphacampus
10h
Região Bonfim 
Zona Norte de Osasco
Cemitério Parque dos Girassóis
08h / 09h30min / 11h / 12h30min / 14h / 15h30min
Região Carapicuíba 
Cemitério Municipal (Ariston)
08h / 10h / 15h
Região Cotia 
Cidade de Cotia
Cemitério do Centro
09h / 15h
Cemitário de Caucaia do Alto
09h
Cemitério Jardim das Flores (Km 30 da Rodovia Raposo Tavares)
08h / 10h / 15h
Cemitério Novo Maranhão
10h
Cidade de Vargem Grande Paulista
Cemitério Municipal
10h
Cemitério Bosque da Paz
11h
Região São Roque 
Cidade de Alumínio
Cemitério Municipal
09h
Cidade de Araçariguama
Cemitério Municipal
09h
Cidade de Ibiúna
Cemitério da Paz
09h / 15h
Cemitério Parque da Figueira
10 / 15h
Cidade de Mairinque
Cemitério Municipal
09h
Cemitério Dona Catarina
09h
Cidade de São Roque
Cemitério da Paz
09h
Cemitério Cambará
09h
Região Santo Antônio 
Centro e Zona Sul de Osasco
Catedral Santo Antônio
07h / 12h /15h/ 19h
Cemitério Bela Vista
09h
Cemitério Santo Antônio
08h / 10h / 12h / 14h / 16h
Missa às 19 h na Paróquia São Vito!

“A todos os que chamastes para a outra vida na vossa amizade, e aos marcados com o sinal da fé, abrindo os vossos braços, acolhei-os. Que vivam para sempre bem felizes no reino que para todos preparastes”(Oração Eucarística V).

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Festa do dia de Todos os Santos 01 de Novembro


A festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de novembro seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de novembro.

Segundo o ensinamento da Igreja, a intenção catequética desta celebração que tem lugar em todo o mundo, ressalta o chamamento de Cristo a cada pessoa para o seguir e ser santo, à imagem de Deus, a imagem em que foi originalmente criada e para a qual deve continuar a caminhar em amor. Isto não só faz ver que existem santos vivos (não apenas os do passado) e que cada pessoa o pode ser, mas sobretudo faz entender que são inúmeros os potenciais santos que não são conhecidos, mas que da mesma forma que os canonizados igualmente vêem Deus face a face, têm plena felicidade e intercedem por nós. O Papa João Paulo II foi um grande impulsionador da "vocação universal à santidade", tema renovado com grande ênfase no Segundo Concílio do Vaticano.

Nesta celebração, o povo católico é conduzido à contemplação do que, por exemplo, dizia o Cardeal Beato John Henry Newman: não somos simplesmente pessoas imperfeitas em necessidade de melhoramentos, mas sim rebeldes pecadores que devem render-se, aceitando a vida com Deus, e realizar isso é a santidade aos olhos de Deus.

A comunhão com os santos: «Não é só por causa do seu exemplo que veneramos a memória dos bem-aventurados, mas ainda mais para que a união de toda a Igreja no Espírito aumente com o exercício da caridade fraterna. Pois, assim como a comunhão cristã entre os cristãos ainda peregrinos nos aproxima mais de Cristo, assim também a comunhão com os santos nos une a Cristo, de quem procedem, como de fonte e Cabeça, toda a graça e a própria vida do Povo de Deus»

Descrição: Cquote1.svg
«A Cristo, nós O adoramos, porque Ele é o Filho de Deus;
quanto aos mártires, nós os amamos como a discípulos e imitadores do Senhor;
e isso é justo, por causa da sua devoção incomparável para com o seu Rei e Mestre.
Assim nós possamos também ser seus companheiros e condiscípulos!».
Descrição: Cquote2.svg
                                   Martyrum sancti Polycarpi 17, 3: SC 10bis, 232 (FUNK 1, 336).


Quando a Igreja, no ciclo anual, faz memória dos mártires e dos outros santos, «proclama o mistério pascal» realizado naqueles homens e mulheres que «sofreram com Cristo e com Ele foram glorificados, propõe aos fiéis os seus exemplos, que a todos atraem ao Pai por Cristo, e implora, pelos seus méritos, os benefícios de Deus».

«Os cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade». Todos são chamados à santidade: «Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito» (Mt 5, 48):

«Para alcançar esta perfeição, empreguem os fiéis as forças recebidas segundo a medida em que Cristo as dá, a fim de que [...] obedecendo em tudo à vontade do Pai, se consagrem com toda a alma à glória do Senhor e ao serviço do próximo. Assim crescerá em frutos abundantes a santidade do povo de Deus, como patentemente se manifesta na história da Igreja, com a vida de tantos santos»


Fonte da imagem:http://www.revistamissoes.org.br/2015/11/dia-de-todos-os-santos/(acessado dia 31/10/2016)

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Fotos e relatos sobre o Retiro de Crisma do dia 22/10/2016

A Paz de Cristo,

Dia 22 de outubro de 2016 foi um importante dia, mais um passo na direção da Confirmação, no Sacramento da Crisma para dezenas de jovens da Paróquia São Vito e suas diversas comunidades.
O Tema principal foi baseado na parábola do Filho Pródigo, mas o Ministro da Palavra e Catequista Dagilson também tratou dos pecados capitais a fim de que todos estejam conscientes das dificuldades e fragilidades que passa o ser humano, mas também da misericórdia infinita de Deus diante da Confissão e Perdão.

Nada melhor depois que uma bela refeição, feita com amor, carinho e a doação de todos para que este almoço ocorresse.
Para refletir, todos assistiram ao filme: O Filho Pródigo retorna. Houveram momentos de emoção diante da realidade que todos ainda vivem quando filhos e filhas desobedientes saem da casa do Pai e depois retornam, sendo aceitos e perdoados por Deus.
 


Louvor, adoração e testemunhos encerraram este retiro, dia 05/11/2016 será o dia da Crisma.

Fiquem todos com Deus e obrigado!





sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Mês Missionário com visitas dias 15 e 16, 22 e 23 de Outubro/2016

Missões

    O mês de outubro é para a igreja, o período no qual são intensificada as iniciativas e cooperação em prol das missões em todo o mundo.
    Desde o ano de 2015, ao elaborarmos o planejamento paroquial de 2016, o nosso pároco, José Aílton, solicitou ao Comipa ( Conselho Missionário Paroquial), que organizassem e animassem a paroquia para as visitas missionárias, no mês de outubro, na região das comunidades Santa Rita e N. Senhora da Luz.
    O objetivo é sensibilizar, despertar todos os batizados, para ir ao encontro de todos nossos irmãos afastados, moradores nesta região.
     
    As visitas missionárias demonstram neste tempo favorável, o carinho e o amor de Deus, PAI e MÃE para com seu povo querido.
    
   
"É GRAÇA dada de GRAÇA".

     Por isso todos os membros de nossas pastorais e lideranças da nossa paróquia São Vito, sintam- se convocados por Deus para este momento maravilhoso, vamos sair do nosso quintal (pastoral), para mergulhar no meio do povo.
    Com ardor missionário, escutando, amando, partilhando, buscando juntos o amor de Deus através desta visita. Vamos levar a palavra de Deus para este povo que muitas vezes estão no sofrimento e longe da LUZ de Cristo.

     Façamos destes quatro dias 15 e 16, 22 e 23 de outubro, onde visitaremos nossos irmãos, um retiro no meio do povo , temos certeza que irá marcar a sua vida e também a de nossos irmãos.

    Com esta experiência mística de Deus e com Deus e nossos irmãos, estaremos atendendo ao pedido do nosso querido papa Francisco que diz:


      "Saíamos, Saíamos para oferecer  á todos a vida de Jesus Cristo! Repito aqui, para toda a igreja, aquilo que muitas vezes disse aos sacerdotes e leigos de Buenos Aires:- prefiro uma igreja acidentada, ferida e lameada por ter saído pelas estradas á uma igreja enferma pelo fechamento e pela comodidade de se agarrar as próprias seguranças. Se uma coisa nos deve santamente nos inquietar e preocupar a nossa consciência, é que há tantos irmãos nossos sem a força, a luz e a consolação da amizade com Cristo Jesus, sem um horizonte e sem sentido de vida."  Evangelli Gaudium n. 49

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Missa dia 12/10 às 09:00hs na São Vito

A Paz de Cristo!

Hoje trouxemos um texto muito bonito que fala e explica um pouco da História de Maria, nossa Mãe e de Toda a Igreja, leiam por completo, vale a pena:


Naquela singelíssima casa de Nazaré, há dois milênios, encontramos o Anjo Gabriel, enviado por Deus, saudando Maria! “Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1,28). Com estas palavras, vindas diretamente do Céu, começou a devoção mariana. Quem pode negar a evidência deste fato?

"Desde agora, todas as gerações me proclamarão Bem-aventurada!" (Lc 1,48).

Quando Maria, única guardiã do anúncio do Anjo, visita Isabel, depois da longa viagem da Galileia até a Judeia, ao ouvir a saudação de Maria, a mãe de João Batista percebe que o menino salta de alegria dentro dela, enquanto o Espírito Santo atravessa sua alma e lhe sugere estas palavras: “Bendita és tu entre as mulheres! Bendito é o fruto do teu ventre! Donde me vem a honra de que venha a mim a mãe do meu Senhor?” (Lc 1,42-45). Quem ousa dizer que isso não é a mais pura devoção mariana, registrada no Evangelho? Pois é exatamente o que nós, católicos, pensamos e dizemos de Maria, até hoje.

“E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o Menino, parou. Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria; e, entrando na casa, viram o Menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-no (Mt 2,9-11)”.

Nas passagem das bodas de Caná, vemos que o Senhor "adiantou a sua hora", – em suas próprias palavras, – especialmente por um pedido de sua mãe, que intercedeu por aqueles noivos.

Assim é que começa a devoção mariana. E continua, pelos séculos, sem interrupção. A verdade histórica é: Maria, a partir das palavras pronunciadas pelo Anjo Gabriel (que eram as palavras do próprio Deus para ela, afinal o arcanjo é Mensageiro do Criador), foi imediatamente vista com especial admiração, com grande carinho e reverência.

Fonte: http://www.ofielcatolico.com.br/search?q=quem+foi+maria&btnG=Pesquisar+neste+Site (acessado em 11/10/2016).

Adoração:

“Adorar a Deus é reconhecê-Lo como tal, Criador e Salvador, Senhor e Dono de tudo quanto existe, Amor infinito e misericordioso. ‘Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto’ (Lc 4, 8) – diz Jesus, citando o Deuteronômio (Dt 6, 13)” (Catecismo da Igreja Católica, n. 2096). A adoração é chamada de “culto de latria” (do grego latreou, que significa “adorar”). “Adorar a Deus é reconhecer, com respeito e submissão absoluta, o ‘nada da criatura’” (idem,n. 2097).

A veneração, por sua vez, tem sentido quando se refere a honrar uma pessoa ou um objeto que nos remete a Deus. Claro, fora do âmbito religioso existe a prática de venerar e honrar pessoas, lugares, entre outros. Porém, a veneração, enquanto culto cristão, não tem outro sentido senão valorizar algo, um sinal que nos remete a Deus e Seu chamado de conversão a nós.

Fonte: http://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/qual-e-a-diferenca-entre-venerar-e-adorar/ (acessado em 11/10/2016).

O cristianismo nunca foi religião do Livro. Nós, católicos, temos a Bíblia como sagrada e cremos que ela é Palavra de Deus, sim, a Palavra por escrito. Mas cremos sobretudo que a Palavra, o Verbo de Deus, por excelência, é Jesus Cristo, Deus Vivo, Senhor Ressuscitado, que não se limita à letra, assim como as Sagradas Escrituras nos ensinam que "nem o mundo todo poderia conter os livros que teriam que ser escritos para falar sobre Jesus" (Jo 21,25). Amém!

Fonte da imagem: http://imagens.us/datas/nossa-senhora-aparecida/nossa-senhora-aparecida%20(20).gif (acessado em 11/10/2016).

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Fotos da Festa de São Francisco 2016

A Paz de Cristo,

Depois desta grande festa de amor, entrega e misericórdia, bem como São Francisco viveu e ainda hoje nos ensina, seguem algumas fotos para que todos possam participar de alguma maneira desses momentos na Comunidade São Francisco da Paróquia São Vito:











terça-feira, 4 de outubro de 2016

Hoje é dia de São Francisco de Assis 04/10 - Participe!

A Paz de Cristo!

Todos estão convidados, hoje dia 04/10, para a grande Festa do nosso Padroeiro São Francisco de Assis o Mestre do AMOR.
Saindo em Procissão da Rua Cinco, Nº 66, às 19:00 hs, até a Igreja da Comunidade São Francisco, Paróquia São Vito.
Às 20:00hs será celebrada a Missa Festiva com nosso Pároco José Ailton. 

Venham comemorar conosco e traga seu vizinho seu amigo ou parente. Amém !!

São Francisco de Assis nasceu em Assis, Itália, em 1182. Era filho de Pedro Bernardone, um rico comerciante, e Pia, de família nobre da Provença.  Na juventude, Francisco era muito rico e esbanjava dinheiro com ostentações. Porém, os negócios de seu pai não lhe despertaram interesse, muito menos os estudos. O que ele queria mesmo era se divertir. Porém, São Boaventura, seu contemporâneo, escreveu sobre ele: “Mas, com o auxílio divino, jamais se deixou levar pelo ardor das paixões que dominavam os jovens de sua companhia”.

Vida de São Francisco

Na juventude de Francisco, por volta de seus vinte anos, uma guerra começou entre as cidades italianas chamadas Perugia e Assis. Ele queria combater em Espoleto, entre Assis e Roma, mas caiu enfermo. Durante a doença, Francisco ouviu uma voz sobrenatural. Esta lhe pedia para ele "servir ao amor e ao Servo". Pouco a pouco, com muita oração, Francisco sentiu em seu coração a necessidade de vender seus bens e“comprar a pérola preciosa” sobre a qual ele lera no Evangelho.
Certa vez, ao encontrar um leproso, apesar da repulsa natural, venceu sua vontade e beijou o doente. Foi um gesto movido pelo Espírito Santo. A partir desse momento, ele passou a fazer visitas e a servir aos doentes que sem encontravam nos hospitais. Aos pobres, presenteava com suas próprias roupas e também com o dinheiro que tivesse no momento.

O Chamado

Num dia simples, mas muito especial, num momento em que Francisco rezava sozinho na Igreja de São Damião, em Assis, ele sentiu que o crucifixo falava com ele,  repetindo por três vezes a frase que ficou famosa: "Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas". O santo vendeu tudo o que tinha e levou o dinheiro ao padre da Igreja de São Damião, e pediu permissão para viver com ele. Francisco tinha vinte e cinco anos.
Leiam mais no site Fonte: http://www.cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-francisco-de-assis/139/102/#c (acessado dia 04/10/2016)

Renúncia de São Francisco de Assis

Milagres de São Francisco de Assis

Fundação da Ordem dos Frades Menores (O.F.M.)

A nova ordem religiosa de São Francisco de Assis

São Francisco de Assis, um exemplo de vida

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Matrículas Abertas na São Vito - Cursos!!!

A Paz de Cristo queridos irmãos e irmãs,

Conforme anunciado anteriormente, a Paróquia São Vito está com uma grande parceria junto ao Instituto Know How que dá cursos a preços populares, cursos esses de grande importância para nosso dia-a-dia profissional e que pode abrir portas para todos, especialmente para os Jovens nos dias de hoje que muitas vezes não tem chance neste momento de fazer um curso técnico de longa duração ou faculdade.

Começar a se profissionalizar é muito importante, mesmo não sendo na área dos sonhos, mas um dia, com as Graças de Deus, todos chegarão lá e lembrarão deste início tão importante.

Clique na imagem para aumentá-la.

Os cursos se iniciarão entre Outubro e Novembro, ligue para a Secretaria da Paróquia São Vito!

Cursos do dia 01/10/2016:
Às 13 horas se inicia o curso de Legislação
Às 15:30 horas o curso de Espanhol com o Prof. Ms. André Luiz da Paz