Coroinhas e Acólitos

COROINHAS E ACÓLITOS DA PARÓQUIA SÃO VITO


O que é necessário para ser Coroinha ou Acólito?

Para ser coroinha ou acólito é necessário participar das formações que ocorrem mensalmente na matriz da paróquia São Vito.

Qual a idade para ser Coroinha ou Acólito?

Para ser Coroinha é necessário ter entre 5 e 13 anos de idade, a formação ocorre todo 2° sábado do mês, às 16h.

Para ser Acólito é necessário ter a partir de 14 anos de idade ou mais, a formação ocorre todo 4° sábado do mês, às 15h.

É necessário ter sido Coroinha para ser Acólito?

Não, o que define é a idade: De 05 a 13 anos para ser Coroinha e a partir dos 14 para ser Acólito.

O QUE É O COROINHA PARA A IGREJA E PARA A MISSA?
A Paz de Cristo Irmãos e Irmãs,

A tempos vemos o lindo servir a Cristo realizado por meninos e meninas na Santa Missa, é mesmo como se estivessem lado a lado com os Anjo do Céu contemplando a Cristo na Eucaristia aqui na Terra.

Rezemos sempre por esses jovens e por seus pais que os colocam nesse bom caminho.

Mas muitos de vocês já se perguntaram: QUEM SÃO OS COROINHAS?
Texto do site Paraclitus via Prof. Felipe Aquino

Menino ou menina, que nas igrejas exerce o papel de acólito nas funções litúrgicas. O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e o Diácono. O coroinha ajuda a missa, ele não é apenas um enfeite. Ele tem uma função que é a de desempenhar um ministério, um serviço importante. 

O QUE SE EXIGE DE UM COROINHA? 
CHEGANDO AO TEMPLO: Ao chegar a igreja, o coroinha deve dirigir-se à capela do Santíssimo Sacramento, ou ao altar em que o sacrário está exposto e contemplar Jesus sacramentado. Aí deve fazer uma genuflexão e permanecer em oração por alguns instantes, numa conversa com Jesus Cristo. Só então ele deverá dirigir-se à sacristia, para iniciar as atividades da celebração. Do coroinha exige-se piedade, postura, respeito para com os ministérios, respeito para com o sacerdote, e atenção para com os fiéis da assembleia, respeito para com o templo, (pois é um lugar sagrado). Juntos os coroinhas formam um grupo muito importante, no qual poderão encontrar união, compreensão confiança e estima, coisas de que tanto precisam. O Pároco deverá, dentro do possível, acompanhar cada um deles em sua realidade pessoal, ajudando-os no que for possível. Ser coroinha exige responsabilidade, e devem assumir todos juntos, e cada um em particular, com amor, este serviço a Cristo e sua Igreja.

O QUE O COROINHA DEVE CONHECER?
1.A santa missa, parte por parte; 2. Os lugares da igreja; 3. Os livros sagrados; 4. Os utensílios usados na celebração; 5. As vestes litúrgicas. RESPONSABILIDADE DO COROINHA 1. Participe das reuniões, missas e demais compromissos assumidos. 2. Seja pontual. Chegue a tempo para as reuniões e celebrações. 3. Seja asseado. Esteja sempre limpo, cabelos penteados, calçados e roupas bem arrumados. 4. Seja cuidadoso com as coisas da igreja e do altar. Trate os utensílios litúrgicos com respeito, como objetos destinados ao culto Divino. 5. Seja humilde e preste atenção ao que lhe for ensinado pelas pessoas encarregadas de sua formação. 6. Durante os atos litúrgicos, evite conversas, risos ou brincadeiras. 7. Seja educado com relação aos colegas e todas as pessoas da comunidade. 8. Cultive o gosto pela oração e leia um trecho da Bíblia cada dia. 9. Dedique-se ao estudo da liturgia, a fim de celebrar cada vez melhor. 10. Observe o silêncio na igreja e na sacristia. E mantenha a concentração, principalmente antes de começar algum ato litúrgico.

O QUE É O ACÓLITO PARA A IGREJA E PARA A MISSA?

O que é um acólito?

Acólito é um membro da Igreja Católica instituído para auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa.
Assim, o acolitato é um ministério e possui rito próprio no Cerimonial dos Bispos.
Todavia, é importante diferenciar os tipos de acólitos:

Acólitos instituídos: São os acólitos que recebem esse serviço como ministério, de acordo com as normas da Igreja. SOMENTE HOMENS

Acólitos não instituídos: São os coroinhas ou qualquer pessoa que exerça a função própria de um acólito, que é auxiliar o padre ou diácono na Santa Missa.
Para essa função, podem-se admitir homens ou mulheres, pois não se trata de um ministério, mas somente de um auxílio.

Diferença entre acólito e coroinhas
A diferença se dá basicamente pela idade. Os dois, tanto o coroinha, quanto o acólito, desempenha a função de ajudar no serviço do altar, auxiliando os padres, os celebrantes na condução das missas”

O que é um cerimoniário?
Cerimoniário é um dos ofícios da liturgia no rito romano, assim como os diáconos, os acólitos, o sacristão, etc. Sua função é fazer com que a celebração brilhe pelo decoro e ordem

VESTES

Amitos
Vermelho: representa o sangue derramado na Cruz por Jesus Cristo.
Preto: representa a morte para esse mundo.

Cíngulo
O cíngulo, como a dalmática, foi uma veste de origem romana que se anexou aos paramentos litúrgicos e recebeu da tradição da Igreja um significado cristão.

As vestes do acólito e do coroinha são objetos sagrados, abençoados e designados ao serviço do altar, devendo ser cuidado e tratados com todo carinho e respeito pelos que exercem a função, como pelo comunidade.

Vale ressaltar que a igreja não restringe o ministério de acólito, coroinha e cerimoniário apenas aos homens, mas sim a todo aquele que se sentir chamado a servir a Igreja com dignidade.


Oração dos Coroinhas:

“Oh Jesus, eu te adoro e te dou graças
por me admitir no serviço do altar como coroinha.
Conceda-me os dons da piedade, da pureza e da ciência da doutrina cristã e da liturgia.
Abençoe este grupo de coroinhas para que seja o jardim onde floresçam as vocações ao sacerdócio e à vida religiosa.
Maria Santíssima e São José ensinem-me a amar, a reverenciar e a servir Jesus Cristo como vocês fizeram na terra e como os anjos o fazem no céu. Amém.”

Para ajudá-lo a aprender, escreva-a em uma folha, e peça permissão ao sacerdote para a colocar na sacristia da igreja, de modo que você e os outros coroinhas possam rezá-la cada vez que auxiliarem na Eucaristia.


Demais dúvidas, entre em contato com a secretaria da Paróquia no número 11 3591-1294.

Responsáveis em 2016: Rafael, Manuela e Júnior

Planejamento 2016 para Coroinhas e Acólitos:


Fontes: 


2 comentários:

  1. eu tenho 22 anos e desejo ser acolito mas antes preciso ter sido coroinha? ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o que define é a idade: De 05 a 13 anos para ser Coroinha e a partir dos 14 para ser Acólito. Desculpe-nos a demora, mas acredito que já tenha entrado em contato com os responsáveis e a secretaria e esclarecido tudo. Obrigado!

      Excluir