sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Aviso: Missa de 1a Eucarístia dia 28/11/2015

A PAZ DE CRISTO

A Missa de Primeira Eucaristia da Paróquia São Vito será neste sábado, dia 28/11 às 19:30.

Compareça com toda a família, este Sacramento maravilhoso merece todo nosso amor por que é Jesus o Pão da Vida!

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Fotos dos Casamentos realizados dia 21/11/2015 na Paróquia São Vito

A Paz de Cristo,

Realizando o sonho e diversos casais, dia 21/11/2015 o Padre José Ailton, celebrou o casamento de 8 casais na Paróquia São Vito.

Mais que um sonho é a concretização de um dos Sacramentos mais belos e sagrados: O Sacramento do Matrimônio.

Que essas novas famílias em Cristo sejam muito bem vindas aos braços de Deus e da Comunidade, com seus filhos e filhas, nesta família que só cresce e que faz aumentar o amor entre todos e é a base para uma Sociedade mais justa.

Clique aqui para ver todas as fotos disponibilizadas pela Pascom





Se DEUS quiser o ano que vem Tem mais!!!



Iniciamos um Novo Ano Litúrgico com a Solenidade de Cristo Rei - 22/11/2015

A Paz de Cristo!

Com a Missa do dia 22 de novembro de 2015 a Santa Igreja Católica iniciou o Novo Ano Litúrgico (tudo que envolve a Missa, a palavra de Deus).

Este novo período que vai de: 29/11/2015 a 20/11/2016, pertence ao ANO C, centrado em São Lucas, com inserções de São João (que também está presente nos outros ciclos), é reservado para as ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades.

O calendário é dividido nos seguintes períodos:

* Advento
* Natal
* 1º período de Tempo Comum
* Quaresma
* Páscoa
* 2º Período de Tempo Comum.


Inicia-se no 1º domingo do advento, quatro domingos antes do dia de Natal, e encerra-se na solenidade de Cristo Rei.

O que é o Advento

Advento significa vinda, chegada. A espiritualidade está focalizada na Esperança e Purificação da Vida. No Advento celebra-se, pois, o mistério da vinda do Senhor, não apenas seu nascimento na gruta de Belém, mas também sua vinda entre nós hoje, por meio dos sacramentos, e sua futura vinda, no fim dos tempos.

Além das orações próprias desse período, costuma-se fazer a coroa do Advento (quatro velinhas dispostas numa coroa de folhas natural ou artificiais, que devem ser acesas uma a uma, nos quatro domingos).

A cor predominante é a Roxa, mas recomenda-se a rósea no III domingo do advento. A cor rosada no altar, na mesa da palavra e nas vestes litúrgicas lembra-nos uma espera alegre, enche nossos corações de esperança e nos ajuda a distinguir do tempo quaresmal, marcado pelo roxo de penitência. São as quatro semanas que antecedem o Natal. O advento começa logo após a Festa de Cristo Rei do Universo - 34ª semana do tempo comum -, correspondendo ao primeiro Domingo do Advento, seguindo-se por quatro semanas até o dia 24, à tarde, a Vigília do Natal.

NATAL

O tempo litúrgico do Natal inicia-se dia 24 de dezembro e termina com a festa do Batismo do Senhor, uma data móvel, isto é, que varia de ano para ano.

SAGRADA FAMÍLIA

Quando Deus quis, no seu amor, enviar seu Filho para morar entre nós, Ele escolheu uma família para receber Verbo Divino. Com isso Deus marcou com maior dignidade a família humana e mostrou que esta instituição é essencial para o desenvolvimento da pessoa.
A família de Nazaré tornou-se assim o modelo para as famílias cristãs do mundo. A bondade de Maria e a justiça de José deveriam ser as virtudes procuradas pelos pais e mães de família. 

MÃE DE DEUS – 1 DE JANEIRO

A comemoração de Maria, neste dia, soma-se ao Dia Universal da Paz. Ninguém mais poderia encarnar os ideais de paz, amor e solidariedade do que ela, que foi o terreno onde Deus fecundou seu amor pelos filhos e de cujo ventre nasceu aquele que personificou a união entre os homens e o amor ao próximo, o Cristo. Celebrar Maria é celebrar O nosso Salvador. Dia da Paz, dia da Mãe Santíssima.

Texto: Paulinas Internet

EPIFANIA DO SENHOR
Na solenidade da Epifania, lembra-se como essa salvação, foi manifestado a todos os seres humanos, representados pelos santos reis.
Santo Agostinho comenta que Epifania é uma palavra grega que significa "manifestação". Na pessoa dos Reis Magos, o Menino-Deus se revelou a todas as nações que, no futuro, seriam iluminadas pela luz da Fé.
Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dEle, o adoraram. Depois, abriram seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra." (Mt 2, 11).

BATISMO DO SENHOR

Encerrando o tempo litúrgico do Natal, celebra-se o Batismo de Jesus, evocando o dia em que Jesus foi batizado no rio Jordão por João Batista.


O QUE É QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.

A origem deste nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

QUARESMA
Na Bíblia, o número quarenta é citado várias vezes, como, por exemplo, nos quarenta anos que os hebreus permaneceram no deserto, nos quarenta dias em que Elias caminhou e nos quarenta dias em que Jesus jejuou.
A Quaresma é um tempo muito especial para os cristãos. É um tempo de renovação espiritual, de arrependimento, de penitência, de perdão, de muita oração e principalmente da fraternidade. Por isso, no Brasil, desde 1964, durante a Quaresma, a Igreja convida os cristãos a viverem a Campanha da Fraternidade, que cada ano apresenta um tema especifico.
Aproveite, portanto, esse tempo de graça e renovação e prepare-se o melhor possível para celebração da Páscoa. Procure fazer tudo o que puder para ajudar as pessoas, principalmente as mais necessitadas.

Com o Domingo de Ramos inicia-se a Semana Santa.

TRÍDUO PASCAL
As celebrações mais importantes de todo ano litúrgicos sem dúvida são as do Tríduo Pascal. Tríduo Pascal quer dizer “três dias” e pascal significa “Passagem”. Inicia-se na Quinta-feira Santa e termina no Sábado Santo, com a Vigília Pascal.
Quinta-feira Santa: Na tarde desse dia, comemora-se a último dia de Jesus, ocasião em que ele tomou o pão e o vinho, abençoou-os e deu-os aos seus discípulos, dizendo tratar-se de meu corpo e de meu sangue: assim ele instituiu o sacramento da Eucaristia. Foi também durante a última ceia que Jesus lavou os pés dos discípulos, demonstrando humildade, serviço e amor ao próximo.
Sexta-feira santa: Nesse dia a Igreja relembra a Paixão e Morte de Jesus Cristo, numa celebração muito especial á tarde, pois foi por volta das 15 horas que Jesus morreu. Na Sexta-feira Santa não há celebração de missas.
SÁBADO SANTO: Este é um dia de recolhimento, reflexão e muito silêncio: é o dia em que Jesus permaneceu em seu sepulcro. Na noite do Sábado Santo, renova-se a memória do acontecimento mais importante de nossa fé cristã: a Ressurreição. Há então em todas as igrejas uma celebração muito significativa, a mais importante de toda a liturgia, que é a Vigília Pascal.
Reunidos nas igrejas, os cristãos de todo o mundo comemoram a ressurreição de Jesus Cristo, triunfando sobre a morte. A cerimônia divide-se em quatro partes:
a) Liturgia da Luz: acende-se uma grossa vela, chamada círio pascal, que simboliza a luz de Cristo que vence as trevas da morte;
b) Liturgia da Palavra: as pessoas relembram, por meio de leituras bíblicas, os fatos importantes realizados por Deus ao longo da História;
c) Liturgia Batismal: recordando que Batismo é a nossa Páscoa, ou seja, nossa “passagem” para a vida cristã, renovamos nessa noite as promessas feitas em nosso batismo confirmando nossa vida em Cristo;
d) Liturgia Eucarística: celebra-se finalmente o sacrifício de Cristo, mas com grande alegria, porque Jesus está vivo e nos salvou.

 PÁSCOA: Lembramos a passagem de Moisés, com todo o povo hebreu, ao retirar do Egito e libertar-se da escravidão. Também Jesus, ao ressuscitar, “passou” da morte para a vida, da escuridão para á luz. E nós, na Páscoa, somos convidados a realizar essa mesma passagem, isto é, a ressuscitar com Jesus para o amor e a serviço ao próximo.
A Páscoa é um longo período litúrgico: além dos oito dias (a oitava da Páscoa), prolonga-se por mais de seis domingos.
O tempo pascal termina com duas importantes solenidades a festa da Ascensão de Jesus ao céu e a festa de Pentecostes que relembra a decida do Espírito Santo sobre os apóstolos, que foi o inicio da Igreja.

TEMPO COMUM: 
Como já dissemos, a vida de Jesus foi cheia de acontecimentos, assim como é hoje a nossa vida. É claro que houve momentos muito especiais, como o seu nascimento, a ressurreição, a ascensão. Mas houve também muitos episódios na nossa vida de Jesus que a Igreja fez questão de recordar. E isso é feito durante o Tempo Comum.
O Tempo Comum abrange quase todo o ano inteiro. São 34 domingos, divididos em duas partes a primeira compreende de seis a nove domingos, iniciando-se depois do Tempo do Natal e terminando na Quaresma e o segundo começa após o Tempo Pascal e vai até o fim de novembro, mais precisamente até a festa de Cristo Rei, que encerra também o ano litúrgico. 
A segunda parte do Tempo Comum abre-se com uma festa muito bonita: a solenidade da Santíssima Trindade. E, poucos dias depois, há uma outra festa Corpus Christi, quer dizer Corpo de Cristo. Em geral nesta última data, as igrejas fazem belas procissões.
O Tempo Comum, ao longo de todos seus domingos, mostra-nos a própria vida de Cristo, com seus ensinamentos, seus milagres, suas orações. Com Jesus e seus exemplos, aprendemos a viver na verdadeira vida cristã, uma vida a serviço, respeito e amor e a todas as coisas criadas por Deus. Cada um desses domingos é um novo encontro com Jesus, que nos leva cada vez mais para perto do Pai.
No último domingo do Tempo Comum, com já dissemos, celebra-se a festa de Cristo Rei. Jesus não foi um rei como alguns que já tivemos ao longo da História, dominadores e autoritários. Jesus é rei porque tem o poder divino sobre todas as coisas do mundo se torne uma família, um único Pai: Deus.

MENSAGEM FINAL:
O Natal é um tempo de grande alegria para a Igreja e para todos os cristãos. Procure, então, festejar o Natal pensando no verdadeiro significado dessa festa: o aniversario de Jesus. É o Menino Jesus que deve ser, portanto, o centro de toda festa não e a figura do Papai Noel, ou a preocupação com presentes, enfeites e outras coisas que às vezes deturpam o sentido do Natal.

CALENDÁRIO COM AS DATAS DE 2015/2016




quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Especial - Educação: um caminho para a eternidade

A Paz de Cristo,
O site O Fiel Católico, traz a nós novamente mais uma matéria especial maravilhosa que trata da Educação, um caminho para a eternidade. Vale a pena ser lida e estudada.
Abaixo um resumo, mas acessem também o link: http://www.ofielcatolico.com.br/2005/11/educacao-um-caminho-para-eternidade.html e vejam a matéria completa.

Artigo do Prof. Erich Ferreira Caputo,
do Oratório Secular de S. Filipe Neri de São Paulo


PODE PARECER estranho para o homem moderno, mas a verdadeira educação deve ter um único fim: o encontro da alma com o que existe de mais eterno e imutável, isto é, Deus. E cabe à família dar o impulso para esse primeiro passo que levará a pessoa em direção à eternidade. 
Logo, pode-se dizer que a base da educação é a família, e por meio dessa afirmação é possível traçar um pouco dos atuais problemas pelos quais passa não só a nossa pátria como as demais nações do mundo.

As raízes de nossa educação

A família romana mantinha a religião como elemento central em sua vida, e o pai era o sacerdote responsável por ela. O núcleo familiar e sua rotina religiosa expandiam-se, com seus hábitos e costumes, por toda a cidade. Para se tornar um cidadão romano, a criança recebia uma educação familiar religiosa que seria depois aprimorada pelo ensino formal, sendo este voltado em grande parte para sua vida na sociedade.
Com o colapso do império romano do ocidente, em cerca de 476 dC, boa parte da cultura antiga foi perdida. Coube à nascente Igreja Católica recolher, por meio dos mosteiros, toda a cultura ocidental, além de ser a fundadora e, principalmente, a professora de uma nova civilização.
O fim do Império deu origem ao chamado feudalismo, que veio a culminar com a formação de um novo império romano ocidental, porém não mais pagão e sim cristão. Sob a autoridade da Santa Igreja, terá origem a cristandade medieval. 

A cultura clássica foi cristianizada pelas escolas monacais e todos aqueles que desejavam uma educação formal seriam então preparados a partir dos chamados Trivium (que reunia estudos de gramática, retórica e lógica/dialética) e Quadrivium, com o estudo das chamadas artes liberais (astronomia, matemática, geometria e música).

É fundamental notar que, nesse tempo, não era a formação do cidadão para o mundo que importava, mas sim sua preparação para buscar o Reino dos Céus (esta visão e este enfoque se concretizavam numa imensa diferença). As artes liberais eram o apoio fundamental para aqueles que almejavam um conhecimento das causas primeiras e para poderem, em vida, contemplar o fim último do homem e chegar à vida eterna.

As famílias que iam abandonando suas práticas pagãs e voltavam-se para a Verdade imutável; em seu seio, buscavam o mais cedo possível trazer a salvação para as almas das crianças.

Um estudioso sério que se proponha a observar os mil anos que decorrem do início da Idade Média até seu fim, vai notar que esse não é um "período de trevas" como certos historiadores iluministas e principalmente protestantes afirmaram, mas sim a época de uma busca incessante para conquistar a vida eterna. E a educação será a base para tal conquista.

A educação medieval atinge seu píncaro com o surgimento das universidades, no período conhecido como baixa Idade Média. Deve-se destacar que a universidade, uma das mais exaltadas instituições criadas pelo homem, teve sua origem na época medieval. E não surgiu por acaso nem de uma hora para outra, mas sim dentro de um processo gradual de preocupação da família e da Igreja Católica. Infelizmente, como num funesto efeito colateral, tal evento será o início da derrocada do próprio ensino medieval e o início da malfadada educação moderna.

O princípio da decadência do ensino e da educação
Seria de se supor que as universidades dariam continuidade ao ensino originado nas escolas monacais, mas tal coisa não aconteceu. O que se viu no decorrer dos anos foi uma formação cada vez mais especifica e especializada. A preocupação não era mais com a formação para o enobrecimento da alma, o conhecimento da verdade e, em última análise, a contemplação de Deus, ma sim com a mera conquista de um diploma que alavancasse uma carreira profissional. Esse fenômeno se alastrou por todas as nações da Europa.
As universidades são difusoras de novas ideias. E ideias por si só não podem causar nenhum dano, a não ser que se tornem perigosas pela ação do homem. Como o objeto principal do ensino (Deus) foi deixado de lado, abriu-se caminho para a entrada das mais diferentes formas de ver o mundo e a eternidade. 
Os avanços que hoje vemos em medicina, engenharia, tecnologia, agricultura e outros se devem às universidades. Por outro lado, ideias como controle da natalidade, ideologia de gênero, o ecologismo como bandeira esquerdista, o relativismo religioso, a negação da existência de Deus e de uma alma imortal, o ateísmo militante e as grossas calúnias contra a Igreja também são frutos do ensino universitário voltado exclusivamente para o mundano. Tais ideias foram cada vez mais divulgadas por aqueles que se formavam na universidade, espalhando-se por todos os recantos e atingindo, inclusive, a família, o núcleo fundamental da sociedade.


O ensino e a necessidade de bons professores
Ao lado da família, outro ator importante para a educação é o professor. Seu papel é ser um mediador entre o conhecimento e o aluno. Por vocação, a dedicação dos professores leva a sacrifícios sem igual para se adquirir um conhecimento que será transmitido para os alunos.
Hoje, principalmente em nossa nação, essa é uma das profissões de menor prestígio. Uma das consequências é a falta de professores, já sentida em vários níveis de ensino. Urge o surgimento de bons professores que tenham uma formação completa, que amem o que fazem e, mais do que nunca, amem a Deus e à sua Igreja. Do mesmo modo que um professor ruim pode encher a cabeça dos alunos com ideias erradas, um bom professor pode auxiliar o aluno a alcançar o bom conhecimento e prepará-lo para buscar a vida eterna.
 A Igreja, em sua sabedoria, conhece a importância de tais núcleos: família e escola (com seus professores) e também celebra o dia da santa reconhecida como Doutora da Igreja, modelo de professora que ensinou como amar a Deus e buscá-lo incessantemente, Santa Tereza d’Avila,.
 A restauração do ensino voltado para a contemplação da eternidade não é um caminho fácil. A família foi atacada e continua vindo sendo atacada, de modo especial nas últimas décadas, das mais diferentes formas, enquanto ia sendo esquecido o seu papel fundamental na formação das crianças. Cabe a nós, católicos, assumir esse processo de restauração.
Urge que sejamos exemplos como família e, também, exemplos de professores e fiscais (sim, senhor) dos próprios professores. Não importa em que lugar estivermos, em união com o Santo Padre e a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, precisamos voltar a ser sal da Terra e a luz do Mundo.


Fonte: http://www.ofielcatolico.com.br/2005/11/educacao-um-caminho-para-eternidade.html (acessado em 18/11/2015).


terça-feira, 10 de novembro de 2015

Fotos da Crisma 2015 - Paróquia São Vito

A Paz de Cristo!

Neste último dia 08 de novembro de 2015 foram Crismados na Paróquia São Vito mais de 50 crismandos, entre eles jovens que ficaram se preparando por 2 anos e adultos por 1 ano.

Foi também com grande felicidade que recebemos nosso Bispo Dom João Bosco que na sua jornada pela Diocese de Osasco veio até nós dar este Sacramento em nome de Jesus.

Esta missa tocou no coração de todos que estavam presentes, cada momento, deste o Canto, o Sacramento da Crisma em si, a homilia do Bispo, a Eucaristia...

Link com as fotos disponibilizadas

No final, com muita alegria todos se abraçaram, tiraram fotos e saíram também conscientes do compromisso de estarem Confirmados na fé Cristã Católica, de que como em Pentecostes devem evangelizar, pois a chama do Espírito Santo está acessa e prontos estão para carregar, cada um sua cruz, que sabemos que não é leve, mas com fé e alegria vale a Pena.





Agenda da 1a Eucaristia 2015 na Paróquia São Vito

A Paz de Cristo,

Estamos passando por aqui apenas para confirmar os dias e horários que ocorrerá o Retiro, Confissão, Ensaio e a Primeira Eucaristia na Paróquia São Vito em 2015: 

Dia 14/11/2015 (sábado) -  Retiro dos catequisandos de 1ª Eucaristia 
Horário: Das 8:00 às 12:00

Dia 18/11/2015 (quarta-feira) -  Confissão dos catequisandos de 1ª Eucarisitia 
Horário: Às 08:00 (manhã) e às 14:00 (tarde), chegar 10 minutos antes.
Obs.: O Pe. José Ailton havia informado na missa de domingo pela manhã que seria nesta quarta-feira 11/11/2015, mas corrigiu esta informação na missa da noite: A confissão será no dia 18/11/2015 e todos deverão estar ATÉ os horários determinados, pois terá uma preparação para a confissão antes.

Dia 28/11 (sábado) -  Ensaio às 9:00hs /Primeira Eucaristia Paroquial – São Vito às 19:00hs.


* Qualquer mudança nas datas será avisado pelos Catequistas a partir de sábado dia 24/10.
** Para os catequizandos que não irão  fazer a 1a Eucaristia este ano, os encontros de catequese ocorrerão normalmente.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

PÓS ENCONTRO ECC DIA 06/11/2015

A Paz de Cristo!

O Encontro de Casais com Cristo - ECC, convida à Todos para o seu Pós Encontro nesta sexta-feira às 20:00hs.

O Tema será: Exéquias, considerando especialmente que dia 02/11 foi dia de finados e muitas pessoas tem muitas dúvidas quanto ao tema.

§1680 Todos os sacramentos, principalmente os da iniciação cristã, têm por finalidade a última Páscoa do Filho de Deus, aquela que, pela morte, o fez entrar na vida do Reino. Agora se realiza o que o cristão confessa na fé e na esperança: "Espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir.

§1681 O sentido cristão da morte é revelado à luz do mistério pascal da Morte e Ressurreição de Cristo, em que repousa nossa única esperança. O cristão que morre em Cristo Jesus "deixa este corpo para ir morar junto do Senhor".


Quem tratará do tema será a Dona Neuza e Dona Matilde

Local: Paróquia São Vito
Data: 06/11/2015
Horário: 20hs

Início com o Santo Terço.

O Lanche será comunitário, contribua com um Prato!

Sua presença é muito importante!


CERCO DE JERICÓ 09/11 A 16/11/2015

A PAZ DE CRISTO!

A Paróquia São Vito tem a Hora de convidar VOCÊ e SUA FAMÍLIA para participar do Cerco de Jericó entre os dias 09/11/202015 a 16/11/2015 às 20hs

Início com o Santo Terço às 19:30hs

Especialmente Sábado (14/11) e domingo (15/11), o Cerco de Jericó iniciará às 19:30 e o Santo Terço às 19:00hs.



PARTICIPEM!!!