domingo, 23 de fevereiro de 2014

3 - Celebração do Sacramento do Batismo - Diretório dos Sacramentos


Se a criança vier a falecer sem batismo, deve-se confortar os pais, lembrando-lhes a bondade do Senhor “que quer que todos se salvem” (1Tm 2,4)

É desejável que a família da criança e seus padrinhos sejam envolvidos na preparação da liturgia, escolha os textos bíblicos e cantos litúrgicos, elaboração de orações próprias, etc.

Aconselha-se celebrar, ocasionalmente, os Batismos numa missa dominical para que a comunidade seja instruída sobre os ritos para acolher com alegria os novos irmãos e vivenciar o sentido comunitário do Batismo.

Em caso de necessidade qualquer pessoa mesmo não batizada, que tenha a intenção exigida, pode batizar utilizando a fórmula batismal trinitária. A intenção é fazer o que a Igreja faz quando batiza, derramando água na fronte da pessoa, dizendo: NN eu te batizo em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo (em casos especiais, em vez de ser na fronte, poderá ser em qualquer outro local do corpo).

O BATISMO DAS OUTRAS IGREJAS

Diversas Igrejas batizam, sem dúvida, validamente; por essa razão, um cristão batizado numa delas não pode ser rebatizado.


Há igrejas de cujo batismo se pode prudentemente duvidar e por essa razão, requer-se, como norma geral, a administração de um novo batismo, sob condição. Essas igrejas são: Igrejas Pentecostais, ‘Igrejas Brasileiras’... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário