domingo, 25 de dezembro de 2011

Explicando o Calendário Litúrgico - Parte 3

O mistério pascal de Jesus Cristo
O atual Ordo Lectionum Missae, que retoma muitas jóias da mais antiga tradição, esquematiza as leituras sob dois aspectos: 
- Dominical-festivo: com três ciclos caracterizados pela leitura semi-contínua de um dos evangelhos sinóticos:
 ANO A, centrado em São Mateus;
ANO B, centrado em São Marcos;
       ANO C, centrado em São Lucas, com inserções de São João (que também está presente nos outros ciclos), é reservado para as ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades.
. A celebração tem três leituras: uma do Antigo Testamento e duas do Novo Testamento (carta de um apóstolo e evangelho). 
- Ferial: em dois anos I e II, com duas leituras. O critério de organização se baseia numa na leitura contínua, no período de um biênio.
 Os anos de:
 2010, 2013, 2016, 2019, 2022, 2025 e 2028 são ano C,
2011, 2014, 2017, 2020, 2023, 2026 e 2029 são ano A,
2012, 2015, 2018, 2021, 2024, 2027 e 2030 são ano B.

Foi concebido para celebrar como Corpo de Cristo as principais etapas da vida de Jesus e refletir sobre sua missão e mensagem.
No início da Igreja todo domingo era dia de Páscoa. No século I a Páscoa começa a ser celebrada anualmente. No Século IV, além da Vigília Pascal, é celebrado o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado. O jejum de dois dias (Século III) passa a ser de uma semana, e depois, de 40 dias. Tempo de preparação dos catecúmenos para o batismo. Tempo de reconciliação e penitência. Disso restou o costume da imposição  de cinzas na quarta-feira em que inicia a quaresma.
Foram apresentadas as comemorações da Ascensão e de Pentecostes. Estava formado o Ciclo Pascal. Nessa época é definido no Ocidente o dia do Natal. Estava se formando o Ciclo de Natal. Estes dois ciclos festivos são as colunas mestras do Ano Litúrgico.
Na idade média são introduzidas as seguintes festas dogmáticas: Santíssima Trindade (1000), Corpus Christi (1246), Sagrado Coração de Jesus (1756) e Cristo Rei (1925). Além disso, Maria e os santos também têm seu lugar na liturgia. Desde muito cedo os cristãos veneravam aqueles que pelo martírio haviam se tornado testemunhas de Cristo. Desde o Século II São Policarpo de Esmirna já era venerado na liturgia. Depois vieram os apóstolos e todos os que haviam sido perseguidos por causa do nome de Jesus.  Enfim, o centro e a fonte de todo o Ano Litúrgico é o mistério pascal de Jesus Cristo.

Bibliografias:
Ano Litúrgico. Disponível em: Canto de Paz(acessado em 21/11/2011)
Ano Litúrgico. Disponível em: Paróquia São Paulo Apóstolo (acessado em 21/11/2011)
Ano Litúrgico. Disponível em: Santuário Penápolis (acessado em 21/11/2011)
Ano Litúrgico. Disponível em: wandersonlopesoudjsacredfamily.blogspot (acessado em 21/11/2011)
Ano Litúrgico. Disponível em: Semeando Catequese (acessado em 21/11/2011)

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