sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Ano Santo da Misericórdia - Abertura Oficial 11/12/2015 às 20hs na Diocese de Osasco

Eis o motivo do Jubileu: um ano para que sejamos tocados pelo Senhor Jesus e transformados pela sua misericórdia para nos tornarmos, também nós, testemunhas de misericórdia, porque este é o tempo da misericórdia. (Papa Francisco)

Jubileu de Misericórdia, o que significa?


O Jubileu extraordinário da Misericórdia foi proclamado pelo Papa Francisco para ser celebrado em todas as Igrejas Particulares do mundo desde o dia 08 de dezembro de 2015, Solenidade da Imaculada Conceição, até o dia 20 de novembro de 2016, Solenidade de Cristo Rei. "Será um momento em que somos chamados, de maneira intensa, a fixar o olhar na Misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai" (FRANCISCO, Misericordiae Vultus, n. 3)

A abertura deste Jubileu coincidirá com o cinquentenário do encerramento do Concílio Vaticano II, que aconteceu em 1965, e reveste este Ano Santo de um significado especial, encorajando a Igreja a prosseguir a obra iniciada no Concilio. A Igreja é chamada, neste tempo de grandes mudanças epocais, a oferecer a todos mais vigorosamente, os sinais da presença e proximidade de Deus. [...] É o tempo para a Igreja reencontrar o sentido da missão que o Senhor lhe confiou no dia da Páscoa: ser sinal e instrumento da misericórdia do Pai (cf. Jo 20,21-23).

Por que este Ano Santo é chamado extraordinário?


O Papa pode convocar extraordinariamente Anos Santos jubilares por motivos especiais, sempre tendo em vista o anúncio e a conversão dos cristãos e das pessoas de boa vontade. O último Ano Santo extraordinário foi em 1983, quando se celebrou os 1950 anos da Redenção convocado pelo papa São João Paulo II.

Por que motivo um Jubileu da Misericórdia, hoje?


Este tema da Misericórdia está presente nos pronunciamentos e homilias do Santo Padre desde o momento de sua eleição, quando escolheu como lema Pontificio "Olhou-o com Misericórdia e o escolheu - Miserando atque eligendo", com referência à escolha de Mateus. O Papa Francisco deu as motivações do Ano da Misericórdia: "Pensei muitas vezes no modo como a Igreja pode tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia. É um caminho que começa com uma conversão espiritual; e devemos fazer este caminho

Por isso decidi proclamar um Jubileu Extraordinário que tenha no seu centro a misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia."(16/03/2015)

Qual o sentido da Porta Santa?


O grande Sinal do Ano Santo da Misericórdia será a PORTA DA MISERICÓRDIA, a Porta Santa que será aberta em Roma na Festa da Imaculada Conceição, significa que qualquer pessoa que entre por esta porta poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança. (MV,3) No dia 11/12, será aberta em nossa Diocese a Porta da Misericórdia que será na nossa Igreja Catedral de Santo Antônio em Osasco na Av. Santo Antônio, 1090 - Bela vista - Osasco.

As Obras de Misericórdia corporais e espirituais terão algum destaque neste Ano da Misericórdia?


O Papa pede que se redescubra, neste tempo jubilar, a riqueza contida nas obras de misericórdia corporais e espirituais. Por isso todas as vezes que um fiel viver uma ou mais destas obras, pessoalmente, obterá a indulgência jubilar. Também chamado de Ano Santo, o Jubileu é o período de aproximadamente um ano em que se celebra um acontecimento ou fato de destaque para os cristãos. O primeiro Ano Santo foi celebrado em 1300, por iniciativa do papa Bonifácio VIII. Ele planejou um Ano Santo a cada 100 anos, mas, a partir de 1475, passou a ser celebrado a cada 25 anos para mais pessoas participarem dele. Até hoje foram celebrados 25 Anos Santos.

O Papa Francisco destaca a necessidade de participar do Sacramento da Penitencia:


Ouçamos sua voz: "Com convicção, ponhamos novamente no centro o sacramento da Reconciliação (confissão), porque permite tocar sensivelmente a grandeza da misericórdia. Será, para cada penitente, fonte de verdadeira paz interior. Não me cansarei jamais de insistir com os confessores para que sejam um verdadeiro sinal da misericórdia do Pai" (MV,17). A peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo. Por isso todo ser humano que desejar se aproximar da Porta da Misericórdia deverá fazer de acordo com suas próprias forças uma peregrinação a pé que há de servir de estímulo à conversão. Ao passar pela Porta deixar-nos-emos abraçar pela misericórdia do Pai, como na Parábola do Pai Misericordioso (Lc, 15,11ss), que abraça o Filho Pródigo.

E os doentes e idosos que estiverem impedidos de ir até a Porta Santa da Misericórdia?


O nosso querido Papa não se esqueceu dos idosos e doentes e estabeleceu que estes devem viver com fé e esperança jubilosa este momento de provação, receber a comunhão em sua casa ou participar da santa missa, inclusive pelos meios de comunicação e assim poderão obter a indulgência plenária jubilar. Igualmente os encarcerados poderão obter a indulgência nas capelas dos presídios ou todas as vezes que passarem pela porta de suas celas e dirigirem seu pensamento e oração ao Pai, este gesto significará a sua passagem pela Porta Santa.

Os falecidos também poderão se beneficiar com o Ano da Misericórdia?


Como nos ensina a doutrina das indulgências, elas podem ser aplicadas em sufrágio das almas dos fiéis defuntos. Para isso devemos, na Santa Missa, rezar por eles para que o rosto do Pai misericordioso os liberte de qualquer resíduo de culpa e possa abraçá-los no céu.

Programação Diocesana


*2015
- 11/12: Abertura Oficial do Ano da Misericórdia com a abertura da Porta da Misericórdia da Catedral Santo Antônio às 20h.
*2016
- 02/12: Jubileu dos Religiosos.
- 04 e 05/03: 24 horas para o Senhor.
Atendimento ininterrupto de confissões nas regiões pastorais.
- 07/05: Jubileu das Famílias na Romaria Diocesana à Aparecida do Norte.
- 01 a 13/06: Trezena de Santo Antônio(Santo da Misericórdia)
- 20 e 21/08: Jubileu dos sacerdotes e jovens no Comvocação.
- 01/10: Jubileu dos idosos.
- 20/11: Encerramento do Ano da Misericórdia na Festa de Cristo Rei do Universo.
Cada paróquia, grupo ou movimento, escolha sua data de peregrinação à Porta Santa.

Indicações Práticas


  1. Anunciar a misericórdia de Deus, realizar peregrinações.
  2. Ir ao encontro de quem vive nas periferias existenciais.
  3. Refletir e praticar as obras de misericórdia corporal e espiritual.
  4. A oração, o jejum e a caridade.
  5. Realizar as "24 horas para o Senhor".
  6. Participar do sacramento da Confissão.
  7. Acolher os Missionários da Misericórdia enviados pelo Papa.
  8. Perdoar de todo o coração a todos.
  9. Superar a corrupção.
  10. Receber a indulgência.
  11. Participar da Eucaristia.
  12. Buscar e fortalecer o ecumenismo e o diálogo religioso.
  13. Converter-se.

Oração do Ano Santo da Misericórdia


Senhor Jesus Cristo, Vós que nos ensinastes a ser misericordiosos como o Pai celeste, e nos dissestes que quem Vos vê, vê a Ele. Mostrai-nos o Vosso rosto e seremos salvos. O Vosso olhar amoroso libertou Zaqueu e Mateus da escravidão do dinheiro; a adúltera e Madalena de buscar a felicidade nas criaturas;fez Pedro chorar, depois da traição e assegurou o Paraíso ao ladrão arrependido.

Fazei-nos ouvir, como dirigida a nós mesmos, as palavras que dissestes à mulher samaritana: "Se tu conhecesses o dom de Deus"! Vós sois o rosto visivel do Pai invisível, do Deus que manifesta sua onipotência sobretudo no perdão e a misericórdia. Senhor ressucitado e glorioso, fazei que a Igreja seja, no mundo, o vosso rosto visível.

Vós quisestes que os Vossos ministros fossem também eles revestidos de fraqueza, para sentirem justa compaixão por aqueles que estão na ignorância e no erro.


Aos que se aproximarem de vossos ministros fazei que se sintam acolhidos, amados e perdoados por Deus. Consagrai-nos com a unção do vosso Espírito, para que o Jubileu da Misericórdia seja um ano de graça do Senhor, e a vossa Igreja, com renovado entusiasmo, anuncie e alegre notícia aos pobres e alegre, proclame a liberdade aos presos e oprimidos, e a recuperação da vista aos cegos. Tudo vos pedimos, por intercessão de Maria, Mão de Misericórdia, a Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém!

Fonte: Pastoral da Comunicação
http://www.diocesedeosasco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário