sexta-feira, 4 de agosto de 2017

O que é a Hóstia? E o que é Hóstia Consagrada?

 A Paz de Cristo esteja com Todos!

O que é a hóstia?
Significado da palavra hóstia: Animal imolado a Deus em sacrifício. Partícula delgada de pão sem fermento. Pasta de obreia branca de que se faz a partícula que se consagra no altar. Lâmina de massa de trigo que serve para envolver medicamentos, formando um bolo viscoso que se pode engolir facilmente com água.
Então, aconteceu o seguinte: O cristianismo, ao entrar em contato com a cultura latina, agregou no seu linguajar teológico e litúrgico a palavra "hóstia", exatamente para referir-se à maior "vítima" fatal da agressão humana: Cristo morto e ressuscitado. Os cristãos adotaram a palavra "hóstia" para referir-se ao Cordeiro imolado (vitimado) e, ao mesmo tempo ressuscitado, presente no memorial eucarístico. 

O que é a hóstia consagrada?
A palavra "hóstia" passa, pois, a significar a realidade que Cristo mesmo mostrou naquela ceia derradeira: "Isto é o meu corpo entregue... o meu sangue derramado". O pão consagrado, portanto, é uma "hóstia", aliás, a "hóstia" verdadeira, isto é, o próprio Corpo do ressuscitado, uma vez mortalmente agredido pela maldade humana, e agora vivo entre nós feito pão e vinho, entregue para ser comida e bebida: Tomai e comei..., tomai e bebei... 
A eucaristia, (está intimamente ligada à hóstia, porém agora consagrada), é um dos sete sacramentos, que é quando as pessoas recebem a hóstia, o símbolo do corpo de Cristo em cada um que faz a comunhão.
Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, em grego, é uma celebração da Igreja Católica, para lembrar da morte e ressurreição de Jesus Cristo, é também chamada de comunhão.

A dupla afirmação "isto é o meu corpo" e "isto é o meu sangue" e a separação dos elementos da vida (corpo e sangue representados no pão e vinho) (é) e atualizam (de acordo com Marcos 14:24) a morte de Cristo como vítima: o corpo que é imolado e o sangue que é derramado, em clara referência ao sacrifício do Calvário.
Em Inácio de Antioquia (no ano 110), o rito recebe pela primeira vez o nome Eucaristia e afirma-se como o centro do culto que os cristãos praticam juntamente com a leitura de textos sagrados.
A fé católica ensina uma conversão total e absoluta da substância do pão na do Corpo de Cristo; 
Assim como na criação acontece o surgimento de todo o ser, também na Eucaristia há a conversão de todo o ser. Essa conversão de todo o ser é conversão de toda a substância ou transubstanciação.

Fontes:
O que é Eucaristia? https://www.significados.com.br/eucaristia/ (acessado em 31/07/2017)
Origem da palavra hóstia: http://www.catequisar.com.br/texto/materia/fe/219.htm (acessado em 31/07/2017)
Como entender Cristo na hóstia consagrada: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/como-entender-cristo-na-hostia-consagrada/ (acessado em 31/07/2017)
Fonte: Significado de hóstia: https://www.significados.com.br/?s=h%C3%B3stia (acessado em 31/07/2017)


Nenhum comentário:

Postar um comentário