terça-feira, 22 de novembro de 2016

Fotos do Casamento Comunitário 2016

No dia 19/11/2016 ocorreu mais um tradicional Casamento Comunitário na Paróquia São Vito, é um momento especial de pedirmos a Deus sua benção para uma união que as vezes já existe a algum tempo ou também para aqueles que estão começando agora e desejam uma vida inteira de união e amor.

Os casamentos comunitários estão cada vez mais populares no Brasil e ao invés de ficar anos pagando por ele, muitas vezes é feito de forma gratuita ou pagando apenas uma taxa na Igreja.
Na Paróquia São Vito a Pastoral da Família cuida de tudo isto para você e como em qualquer outro casamento, este importante e sagrado sacramento é realizado com uma Igreja decorada, os familiares e o Padre para dar a benção com as Graças de Deus.

Como informado no site: https://meucasamento.org/tipos-de-casamento/casamento-comunitario/: “Parece estranho pensar em diversos casais em um altar, mas não é. No geral reserva-se as duas primeiras fileiras da igreja para os casais sentarem, depende da quantidade de duplas no dia. Os casais levantam e benção e juras são feitas com o religioso indo até eles. Em casos de casamentos comunitários com poucos casais, duplas ou trios podem subir ao altar. A dinâmica muda apenas por uma questão de espaço mesmo.”

Vejam todas as fotos clicando aqui! Fotos do Casamento Comunitário Paróquia São Vito 2016

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Fotos da Missa da Família 15/11/2016

A Paz de Cristo,

Como é gratificante para a Pascom registrar momentos tão emocionantes em nossa Paróquia para a Glória de Nosso Senhor Jesus Cristo e ver as famílias, a base, unida, em comunhão.

Vejam algumas fotos e no fim o link com todas as fotos:

Início da Missa da Família em um dia chuvoso de feriado...

A Igreja enchendo de fieis, familiares de toda a Paróquia, que lindo!

Batismo

Entrega das Capelinhas...

... sorteadas entre os dizimistas que colaboram voluntariamente para a obra.

Momento esperado para Adoração ao Santíssimo na Eucaristia...

Apenas amor a Deus!


quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Fotos - EJC 2016 - Encontro de Jovens com Cristo

A Paz de Cristo,

Entre os dias 12 e 13 de novembro ocorreu na Paróquia São Vito o 7o EJC - Encontro de Jovens com Cristo. A felicidade estava no olhar de cada jovem, muitas lágrimas correram livres e o amor foi demonstrado em cada abraço dos familiares.

Foto Pascom São Vito

Encontro de Jovens com Cristo (EJC) é um movimento cristão desenvolvido inicialmente pela Igreja Católica no Brasil, espelhado no Encontro de Casais com Cristo(ECC)[1]. Surgiu em 1970 em São Paulo sob influência do padre Afonso Pastore para atender as demandas da Pastoral Familiar Paroquial[2]. Em 1979 foi publicada a primeira edição do livro "Encontro de Casais com Cristo" pelo Pe. Pastore, e a partir daí, tendo difundido o ECC por todo o país, também criou as vertentes de Jovens (EJC) e Adolescentes (EAC).[3]
Atualmente o EJC se encontra presente nos programas oficiais das mais diversas denominações cristãs, com destaque aos EJC's da igreja Batista[4]Adventista[5][6]Quadrangular e Presbiteriana[7], além do programa pioneiro Católico. Encontra algumas variantes no próprio nome, sendo chamado em alguns locais de Renovação de Jovens com Cristo (RJC), ou simplesmente a sigla do encontro sendo escrita como EJOC, contudo em ambos os casos permanecendo a essência do EJC.[8]
O EJC tem por objetivo a evangelização de jovens com idades entre 17 e 30 anos (variando nos diversos encontros, circulando entre 14 e 35 anos)[9], assim como a existência de um círculo de convivência no âmbito Paroquial/Pastoral. É atualmente um dos principais movimentos jovens nas igreja cristãs no Brasil.[10]
Aqueles que já participaram do EJC são chamados "encontreiros", e os que estão participando pela primeira vez são chamados de "encontristas".
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Encontro_de_Jovens_com_Cristo (acessado em 16/11/2016)

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Fotos do Crisma 2016

A Paz de Cristo,

Dia 05 de novembro 2016 tivemos a missa de Crisma na Paróquia São Vito, foram mais de 60 jovens se crismando, num ato de fé e amor, entrega voluntária e humilde, mostrando para o mundo lá fora que o jovem é ativo, participativo e quer um mundo melhor, numa comunidade melhor baseado na fé em Cristo e em sua Igreja.

Vejam algumas fotos:





No álbum de fotos temos outras com os crismados e seus catequistas. 



Pentecostes é uma das celebraçőes mais importantes do calendário cristão e, comemora, segundo esta crença, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e sobre Maria, sua mãe. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa.

“A Confirmação aperfeiçoa a graça batismal; é o Sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a nossa vinculação com a Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada das obras.”

(CIC §1316)

Quem desejar o álbum de fotos deve entrar em contato com a secretaria ou com a fotografa Jenny para tratar de valores e prazos de entrega.

PARABÉNS A TODOS OS CRISMADOS! QUE DEUS OS ABENÇOE, A CAMINHADA COMEÇA AGORA!

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Origem do Dia de Finados - 02 de Novembro

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas que já faleceram.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio.

No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.

Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.


02 de Novembro – Dia de Finados

Desde a época do cristianismo primitivo, que se desenvolveu sob as ruínas do Império Romano, que os cristãos rezavam por seus mortos, em especial pelos mártires, onde estes eram frequentemente enterrados: nas catacumbas subterrâneas da cidade de Roma. O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido paulatinamente na liturgia (conjunto de rituais que são executados ao longo do ano) da Igreja Católica. O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo (ou Odilon) de Cluny.
Odilo (962-1049) tornou-se abade de Cluny, em Borgonha, na França, uma das principais abadias construídas no mundo medieval e responsável por importantes reformas no clero no período da Baixa Idade Média. Em 02 de novembro de 998, Odilo instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. A partir do século XII, essa data popularizou-se em todo o mundo cristão medieval como o Dia de Finados, e não apenas no meio clerical.
Apesar do processo de secularização e laicização que o mundo ocidental tem passado desde a entrada da Modernidade, o dia 02 de novembro ainda é identificado como sendo um dia específico para se meditar e rezar pelos mortos. Milhões de pessoas cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores para depositar nas lápides em memória dos que se foram; outras levam também velas e cumprem os rituais mais tradicionais, como orações, cânticos etc.

Por Me. Cláudio Fernandes
FERNANDES, Cláudio. "02 de Novembro – Dia de Finados"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-de-finados.htm>. Acesso em 27 de outubro de 2016.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Horários de Missas nos Cemitérios - 02/11/2016

Irmã(o), a paz de Cristo!

Dia 02 de Novembro, a Igreja Católica reza por todos os fiéis falecidos. Com a lembrança dos falecidos a Igreja quer lembrar a grande verdade, baseada na Revelação: a existência da Igreja triunfante no Céu; padecente no Purgatório e a militante na terra. No dia de Finados, não festejamos a morte, mas a vida após a morte, a ressurreição que Cristo nos conquistou com sua morte e Ressurreição.

Seguem os horários de Missas nos Cemitérios das cidades de nossa diocese e na Catedral Santo Antônio

Confira os horários de missas nos Cemitérios das cidades de nossa diocese e na Catedral Santo Antônio:

Região Barueri 
Cidade de Barueri
Cemitério Municipal
09h30min / 14h
Cidade de Itapevi
Cemitério Municipal
07h / 10h / 12h / 15h
Cidade de Jandira
Cemitério Municipal
10h
Cemitério Alphacampus
10h
Região Bonfim 
Zona Norte de Osasco
Cemitério Parque dos Girassóis
08h / 09h30min / 11h / 12h30min / 14h / 15h30min
Região Carapicuíba 
Cemitério Municipal (Ariston)
08h / 10h / 15h
Região Cotia 
Cidade de Cotia
Cemitério do Centro
09h / 15h
Cemitário de Caucaia do Alto
09h
Cemitério Jardim das Flores (Km 30 da Rodovia Raposo Tavares)
08h / 10h / 15h
Cemitério Novo Maranhão
10h
Cidade de Vargem Grande Paulista
Cemitério Municipal
10h
Cemitério Bosque da Paz
11h
Região São Roque 
Cidade de Alumínio
Cemitério Municipal
09h
Cidade de Araçariguama
Cemitério Municipal
09h
Cidade de Ibiúna
Cemitério da Paz
09h / 15h
Cemitério Parque da Figueira
10 / 15h
Cidade de Mairinque
Cemitério Municipal
09h
Cemitério Dona Catarina
09h
Cidade de São Roque
Cemitério da Paz
09h
Cemitério Cambará
09h
Região Santo Antônio 
Centro e Zona Sul de Osasco
Catedral Santo Antônio
07h / 12h /15h/ 19h
Cemitério Bela Vista
09h
Cemitério Santo Antônio
08h / 10h / 12h / 14h / 16h
Missa às 19 h na Paróquia São Vito!

“A todos os que chamastes para a outra vida na vossa amizade, e aos marcados com o sinal da fé, abrindo os vossos braços, acolhei-os. Que vivam para sempre bem felizes no reino que para todos preparastes”(Oração Eucarística V).