domingo, 31 de janeiro de 2016

Iniciou o Cadastro da Catequese 2016


INSCRIÇÕES ABERTAS 
PARA A CATEQUESE 
PARÓQUIA SÃO VITO 2016
 

As inscrições são durante todo mês de fevereiro 2016, 

de segunda a sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00hs, ou aos sábados das 08:00 às 12:00hs na secretaria da Paróquia.

 Para se inscrever basta levar documento de registro de nascimento e comprovante de residência.

 As inscrições são para:

 Pré-Catequese

Catequese da 1a Eucaristia

Perseverança 

(para os jovens que já fizeram a 1a Eucaristia)

e

Crisma

(para inscrição na Crisma o(a) jovem deve ter ou completar 14 anos este ano, antes desta idade pode se inscrever na Perseverança)

 

Mensagem:

 

Jesus está de braços abertos esperando seus filhos queridos, não permitam que a rua os eduquem, mas Jesus.

A catequese é sempre aos sábados, no período da manhã, tarde ou Noite (para adultos maiores de 18 anos).

A catequese é uma educação voltada para a palavra de Deus, onde se aprende sobre o amor a Deus e ao próximo.

Vamos criar uma comunidade unida, onde não entra a violência nem as drogas.Com filhos inteligentes e amorosos.

 

Contatos com a secretaria:


Email: paroquiasaovito@ymail.com

Facebook: Paróquia São Vito Osasco
Youtube: Paróquia São Vito
Picasa: Paróquia São Vito
Telefone da Igreja: 3591-1294

Endereço: Rua São Marcos, 1 Veloso - Osasco - SP CEP: 06144-230


Pároco: Pe José Ailton Ribeiro Pardinho

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Dúvidas frequentes sobre o Batismo

Sobre O Batismo

Crianças podem se batizar com qualquer idade?

De zero a 6 anos e após esta idade poderão ser batizadas, mas antes será necessário fazer a catequese.

Quando ocorrem os batismos?

Os batismos acontecem sempre ao 3° domingo de cada mês, iniciando com a Missa às 08:00hs (chegar com antecedência de no mínimo 30 minutos).
A preparação ocorre no 4° domingo do mês anterior ao do batismo.

O que é necessário para a Inscrição?

Certidão de nascimento da criança.
Dados completos dos padrinhos com endereço.
Os padrinhos devem ser casados na Igreja, caso não seja será necessário um terceiro padrinho que seja casado ou que esteja regular com a igreja.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria da Igreja São Vito de segunda a sexta feira das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 e nos sábados das 08:00 às 12:00hs. Telefone: 3591-1294.

Existe uma taxa de inscrição do batismo que deve ser pago no dia da inscrição pelos padrinhos. O valor até 01/2016 é de 78,80.


E após a Inscrição?

Feita a inscrição o grupo de evangelização mais próximo entrará em contato por telefone para marcar a participação de pais e padrinhos no grupo de batismo.

A preparação para o batismo será uma formação por mês no 4° domingo do mês anterior ao do batismo, começando com a Missa às 08:00hs.

Acesse o Link de perguntas e respostas para outras dúvidas: http://paroquiasaovitoosasco.blogspot.com.br/p/perguntas-e-respostas.html

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Avisos da Semana de 17/01/2016 a 23/01/2016

A Paz de Cristo,

É tempo comum, tempo de aprender com Cristo em sua caminhada por esta terra. Venham às Missas Sempre!

Avisos da semana de 17/01/2016 a 23/01/2016

Retiro para todas as lideranças, procurar na secretaria a Lucia ou a Jô para maiores informações.

Convite: quem deseja fazer a peregrinação - Caminhos de São Paulo, para a Turquia e Ilhas Gregas, reunião sábado 23/01/2016 às 16hs no auditório.
Se alguém deseja ir, pegue o roteiro na secretaria ou com o Pe. José Ailton, quem tem vontade de ir mas tem dúvidas, venha à reunião também pois a empresa de turismo estará disponível para tirar todas as dúvidas.


Tem Missa quarta-feira 20/01/2016 com a presença do Pe. Sidney vindo do Ceará.

O QUE É O COROINHA PARA A IGREJA, PARA A MISSA?


A Paz de Cristo Irmãos e Irmãs,

A tempos vemos o lindo servir a Cristo realizado por meninos e meninas na Santa Missa, é mesmo como se estivessem lado a lado com os Anjo do Céu contemplando a Cristo na Eucaristia aqui na Terra.

Rezemos sempre por esses jovens e por seus pais que os colocam nesse bom caminho.

Mas muitos de vocês já se perguntaram: O que é o Coroinha?
Texto do site Paraclitus via Prof. Felipe Aquino

Menino ou menina, que nas igrejas exerce o papel de acólito nas funções litúrgicas. O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e o Diácono. O coroinha ajuda a missa, ele não é apenas um enfeite. Ele tem uma função que é a de desempenhar um ministério, um serviço importante. 
O QUE SE EXIGE DE UM COROINHA? 
CHEGANDO AO TEMPLO: Ao chegar a igreja, o coroinha deve dirigir-se à capela do Santíssimo Sacramento, ou ao altar em que o sacrário está exposto e contemplar Jesus sacramentado. Aí deve fazer uma genuflexão e permanecer em oração por alguns instantes, numa conversa com Jesus Cristo. Só então ele deverá dirigir-se à sacristia, para iniciar as atividades da celebração. Do coroinha exige-se piedade, postura, respeito para com os ministérios, respeito para com o sacerdote, e atenção para com os fiéis da assembleia, respeito para com o templo, (pois é um lugar sagrado). Juntos os coroinhas formam um grupo muito importante, no qual poderão encontrar união, compreensão confiança e estima, coisas de que tanto precisam. O Pároco deverá, dentro do possível, acompanhar cada um deles em sua realidade pessoal, ajudando-os no que for possível. Ser coroinha exige responsabilidade, e devem assumir todos juntos, e cada um em particular, com amor, este serviço a Cristo e sua Igreja. 

O QUE O COROINHA DEVE CONHECER?
1.A santa missa, parte por parte; 2. Os lugares da igreja; 3. Os livros sagrados; 4. Os utensílios usados na celebração; 5. As vestes litúrgicas. RESPONSABILIDADE DO COROINHA 1. Participe das reuniões, missas e demais compromissos assumidos. 2. Seja pontual. Chegue a tempo para as reuniões e celebrações. 3. Seja asseado. Esteja sempre limpo, cabelos penteados, calçados e roupas bem arrumados. 4. Seja cuidadoso com as coisas da igreja e do altar. Trate os utensílios litúrgicos com respeito, como objetos destinados ao culto Divino. 5. Seja humilde e preste atenção ao que lhe for ensinado pelas pessoas encarregadas de sua formação. 6. Durante os atos litúrgicos, evite conversas, risos ou brincadeiras. 7. Seja educado com relação aos colegas e todas as pessoas da comunidade. 8. Cultive o gosto pela oração e leia um trecho da Bíblia cada dia. 9. Dedique-se ao estudo da liturgia, a fim de celebrar cada vez melhor. 10. Observe o silêncio na igreja e na sacristia. E mantenha a concentração, principalmente antes de começar algum ato litúrgico.

Oração dos Coroinhas:

“Oh Jesus, eu te adoro e te dou graças
por me admitir no serviço do altar como coroinha.
Conceda-me os dons da piedade, da pureza e da ciência da doutrina cristã e da liturgia.
Abençoe este grupo de coroinhas para que seja o jardim onde floresçam as vocações ao sacerdócio e à vida religiosa.
Maria Santíssima e São José ensinem-me a amar, a reverenciar e a servir Jesus Cristo como vocês fizeram na terra e como os anjos o fazem no céu. Amém.”

Para ajudá-lo a aprender, escreva-a em uma folha, e peça permissão ao sacerdote para a colocar na sacristia da igreja, de modo que você e os outros coroinhas possam rezá-la cada vez que auxiliarem na Eucaristia.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Qual a origem do Calendário?

A Paz de Cristo!

Para começarmos o ano, segue um tema que não pensamos muito, mas que como tantas outras coisas tem haver com Nossa Igreja.

Abaixo matéria da Revista Nova Escola com a pergunta: Como e onde foi feito o primeiro calendário?
Fonte: Revista Escola Abril (acessado em 07/01/2016)
Consultoria Ricardo Pereira Cabral, professor de História Contemporânea da Universidade Gama Filho (UGF). 

As pesquisas indicam que o primeiro calendário surgiu na Mesopotâmia, por volta de 2700 a.C., provavelmente entre os sumérios, e foi aprimorado pelos caldeus. O calendário possuía 12 meses lunares (entenda o sistema Sol-Terra-Lua), de 29 ou 30 dias, e serviu de base para o adotado pelos judeus (acima, à esquerda). Como cada mês começava na lua nova, o ano tinha 354 dias, ficando defasado em relação ao calendário solar. Para resolver o problema, os caldeus acrescentavam um mês a cada três anos. O primeiro calendário solar foi criado pelos egípcios(acima, à direita), em meados do terceiro milênio antes de Cristo. Muito mais preciso, já tinha 365 dias. 
Ilustrações: Sandro Castelli

Hoje, utilizamos o calendário gregoriano, que não sofre influência do movimento dos astros. Ele foi instituído em 1582 pelo Papa Gregório XIII (1502-1585), que reformou o calendário juliano - uma herança do Império Romano.


A 7 de janeiro de 1502, em Bolonha, nasce Papa Gregório XIII.
Gregório XIII (Ugo Buoncompagni) foi Papa de 13 de maio de 1572 até à data da sua morte.

Destaca-se por ter sido o responsável pela introdução do calendário atual(calendário gregoriano) pela Bula Inter gravissimas, assinada a 24 de fevereiro de 1582, reformando o antigo calendário juliano, implantado pelo líder romano Júlio César (100–44 a.C.) em 46 a.C..

Como convenção e por praticidade o calendário gregoriano é adotado para demarcar o ano civil no mundo inteiro, facilitando o relacionamento entre as nações. 
Fonte: Apoio Escolar Online (acessado em 07/01/2016)