A missa de hoje encerra o tempo litúrgico do Natal, veja como a Igreja comemora este período tão importante e celebre junto com Cristo...
O tempo litúrgico do Natal inicia-se dia 24 de dezembro e termina com a festa do Batismo do Senhor, uma data móvel, isto é, que varia de ano para ano.
Neste período, celebra-se duas grandes solenidades: o Natal e a Epifania. E ainda duas festas muito importantes: Sagrada Família e Santa Maria Mãe de Deus.
No Natal (25 de dezembro) comemora-se a vinda do Filho de Deus ao mundo, Jesus Cristo, para a salvação dos seres humanos. Na solenidade da Epifania (Manifestação de Jesus aos gentios, nomeadamente aos Reis Magos - Fonte), lembra-se como essa salvação, foi manifestado a todos os seres humanos, representados pelos santos reis.
Como a celebração do Natal dura oito dias, costuma-se falar em “oitava do natal” a festa da Sagrada Família convida as famílias cristã a viverem no amor e respeito, com Jesus, Maria e José e a festa da Santa Maria, Mãe de Deus (1º de janeiro, que também e o dia Mundial da Paz) relembra a maternidade de Maria. Encerrando o tempo litúrgico do Natal, celebra-se o Batismo de Jesus, evocando o dia em que Jesus foi batizado no rio Jordão por João Batista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário