sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Como rezar o Terço?

A Paz de Cristo esteja com Todos,

Nada melhor que às vésperas das festividades de Cristo Rei e do Início do Advento, possamos iniciar rezando o terço, com o coração em paz e carregado do Espírito Santo.

O TERÇO

UM POUCO DE HISTÓRIA

                A oração do Santo Rosário é muito antiga, pois, conta-se que nos mosteiros usavam-se pedrinhas para contar as orações vocais (Saltério), e nos conventos os irmãos leigos, dispensados do Saltério porque a maioria era analfabeta, completavam suas orações recitando o “Pai Nosso”. São Beda, Doutor da Igreja, sugeriu a adoção de vários grãos enfiados em um barbante para contagem das recitações.
                A oração do Santo Rosário é uma devoção à Santíssima Virgem Maria formada inicialmente por 3 “Terços”. O Papa João Paulo II acrescentou o 4° “Terço”. Nesta oração rezamos 200 “Ave Maria”, intercalando a cada 10 “Ave Maria” um “Pai Nosso” e a meditação de uma passagem bíblica sobre os principais mistérios ou episódios da vida, morte e glória de Jesus Cristo e de sua Santíssima Mãe.
                A palavra Rosário significa ‘Coroa de Rosas’. A Virgem Maria revelou a muitas pessoas que cada vez que rezam uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário a rosa de todas as devoções e, portanto, a mais importante.

REZANDO O TERÇO

                Com a mão direita aberta, faça com o dedo polegar uma pequena cruz na testa, outra nos lábios e outra no peito enquanto reza:

                PELO SINAL da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos.
Ainda com a mão direita aberta, faça uma grande Cruz, tocando com as pontas dos dedos na testa, no peito, no ombro esquerdo e no ombro direito enquanto diz:
EM NOME DO PAI, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ORAÇÃO PREPARATÓRIA

                VINDE ESPÍRITO SANTO, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações de vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

OFERECIMENTO DO TERÇO

                Divino Jesus, nós vos oferecemos este Rosário que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela Santa Igreja, pela santificação das famílias, (intenções que se quer incluir no Rosário).

Segurando a Cruzinha do Terço, reze:


                CREIO EM DEUS PAI Todo-poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.






Homenagem à Santíssima Trindade 

            Em homenagem à Santíssima Trindade, reza-se na primeira conta grande:

                Um Pai-Nosso
                Três Ave-Marias:
                               A primeira Ave-Maria em honra a Deus Pai que nos criou;
                               A segunda, a Deus Filho que nos redimiu;
                               A terceira, ao Espírito Santo que nos santifica.
               
                Para as contas grandes seguintes:

                Um Glória-ao-Pai: GLÓRIA AO PAI, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio,               agora e                 sempre. Amém.
                Uma exaltação: Ó MEU JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas para o              céu e                 socorrei principalmente as que mais precisarem.
                Uma meditação: Para cada conta grande 1 de 5 partes do mistério

                •             Segundas e sábados, reza-se os Mistérios da Alegria;

                               1º Mistério: Contemplamos a anunciação do Arcanjo São Gabriel a Nossa Senhora. (Fé e                           humildade LC. 1,26-38)
                        2º Mistério: Contemplemos a Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel.                                   (Caridade ao próximo LC 1,39-56)
                        3º Mistério: Contemplamos o nascimento do Menino Jesus em Belém. (Amor e pobreza                             Lc. 2,1-20)
                        4º Mistério: Contemplamos a Apresentação do Menino Jesus no templo e a Purificação                              de Nossa Senhora (Obediência Lc. 2,22-35)
                        5º Mistério: Contemplamos a Perda e o Encontro do Menino Jesus no Templo entre os                              doutores da Lei. (Perseverança Lc.2,41-50)

                •             Quintas, reza-se os Mistérios da Luz;
                •             Terças e sextas, reza-se os Mistérios da dor;
                •             Quartas e domingos, reza-se os Mistérios da Glória.

                Rezar 1 Pai-Nosso
                
                Rezar 10 Ave-Marias
                Um Pai-Nosso
                Um Glória-ao-Pai
                Uma exaltação
                Uma meditação.
                
                Segue-se a oração do Terço até o 5º Mistério

Oração final:
                Agradecimento:
                               Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos maternais. Dignai-vos agora e para sempre tornar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais vos obrigar vos saudamos com uma salve-rainha:
                               Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida e doçura esperança nossa salve! A vós bradamos degredados filho de Eva. A vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa mãe de Deus, para que sejamos dignos da promessa de Cristo. Amém.

                               Consagração
                                               Ó Minha Senhora. Ó Minha Mãe. Eu me ofereço inteiramente todo a Vós e em prova da minha devoção para convosco, Eu Vos consagro neste dia Os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração, E inteiramente todo o meu ser, porque assim sou vosso (a), Ó incomparável Mãe, Guardai-me, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.


Fontes:

Quando montar o Presépio?


A Paz de Cristo esteja com Todos,

Presépios

A montagem do presépio, também tradicional em tempos de Natal, deve seguir a mesma linha da preparação da árvore de natal. “Aos poucos, pode-se começar a montar a gruta, colocar os animais e os pastores, mas Maria, José e o menino Jesus devem fazer parte do presépio apenas mais próximo do Natal”, diz Haas. 

O presépio, ainda de acordo com o padre, foi uma invenção de São Francisco de Assis para lembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas por Maria e José no nascimento de Jesus. A orientação para quem pretende seguir a tradição católica é não sofisticar os presépios com luzes e enfeites.

“Costumamos dizer sempre também que é muito importante envolver as crianças na montagem dos presépios, e o ideal seria que eles fossem feitos nas próprias casas, pelas crianças, para que eles percebam o real sentido do natal”, diz.

Fonte do texto: http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/natal/23.htm (acessado em 22/11/2013)
Fonte da imagem: http://www.brasilcultura.com.br/cultura/presepio-de-natal/ (acessado em 22/11/2013)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Qual o dia certo para montar a árvore de Natal?

A Paz de Cristo esteja com Todos,

Tanto falamos e tanto mais temos a aprender não é? E quando a gente tenta fazer as coisas mais certinho parece que tudo fica mais bonito. Leiam abaixo mais esta curiosidade para que não nos desviemos pelos caminhos do capitalismo e sempre mais pelos caminhos de Cristo:

Deve-se montar a árvore de Natal no Primeiro Domingo do Tempo do Advento (em 2013 será dia 01/12). 

A decoração natalina deve ser desmontada no Dia de Reis, em 6 de janeiro

Um dos grandes símbolos do período natalino, a árvore de Natal simboliza, segundo a tradição da Igreja Católica, a vida. Mas, em meio a dias de expectativa para a chegada das festas de fim de ano, qual o dia adequado para montar a árvore? 

De acordo com o padre Gustavo Haas, assessor de liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a árvore deve começar a ser montada no Primeiro Domingo do Tempo do Advento , quando se inicia o tempo do advento para a Igreja. Vale lembrar ainda que a árvore não deve ser montada toda de uma vez: o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do advento, que é, para os católicos, tempo de preparação.

“Durante o Natal, no Hemisfério Norte, todas as árvores perdem as folhas, com exceção do pinheiro. Por isso, a árvore se tornou símbolo da vida, celebrada no Natal com o nascimento do menino Jesus”, diz Haas. 

De acordo com o religioso, a preparação da árvore deve ser intensificada durante a última semana que antecede o Natal. “Até o Segundo Domingo do Tempo do Advento , tudo ainda é muito sóbrio, mesmo nas leituras feitas nas missas do advento. É só a partir do Terceiro Domingo do Tempo do Advento que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus, e se inicia um momento de maior expectativa. Esse é o momento, portanto, de intensificar a decoração da árvore”, afirma. 

Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/natal/23.htm (acessado em 20/11/2013)

Festa de Cristo Rei - Domingo 24/11/2013


A Paz de Cristo esteja com Todos,

Nosso calendário está se encerrando com a Festa de Cristo Rei e Iniciando com o Advento, este calendário não muda e para saber quando é a Festa de Cristo Rei, basta contar 5 domingos antes do Natal, a partir dai é o Advento. Leiam o texto abaixo:

O Contexto

1. A festa de Cristo Rei, instituída por Pio XI, tinha uma finalidade político-religiosa de mostrar o senhorio de Jesus sobre o mundo, acima das situações de ateísmo e falta de religião. Esta festa foi colocada, na reforma litúrgica, no final do ano litúrgico para dar a perceber que Cristo é o centro do universo e para Ele tudo conflui. 

2. Cristo, diante de Pilatos se declara rei da verdade. Ele conhece toda a verdade, por isso dá por ela a vida. A verdade é o desígnio do Pai de implantar no mundo o reino da misericórdia amorosa. 

3. Todo o povo de Deus é sacerdotal, isto é, está unido a Cristo para a transformação do mundo em um mundo que sirva a Deus no culto verdadeiro que procede de um coração que ama.


Fonte:http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/cristorei/09.htm (acessado em 20/11/2013)

CICLO DO NATAL: O Ciclo do Natal começa com o Advento, inclui o Natal propriamente dito, passa pela Epifania  e termina na festa do Batismo de Jesus, após o que será iniciada a primeira semana do tempo comum.

ADVENTO: É o ponto de partida e de chegada do Ano Litúrgico. É o tempo de expectativa diante do Cristo que irá nascer. Advento significa vinda, chegada. A espiritualidade está focalizada na Esperança e Purificação da Vida. No Advento celebra-se, pois, o mistério da vinda do Senhor, não apenas seu nascimento na gruta de Belém, mas também sua vinda entre nós hoje, por meio dos sacramentos, e sua futura vinda, no fim dos tempos.
O tempo do Advento é vivido, portanto pelos cristãos com alegria, com fé e com empenho.
Além das orações próprias desse período, costuma-se fazer a coroa do Advento (quatro velinhas dispostas numa coroa de folhas natural ou artificiais, que devem ser acesas uma a uma, nos quatro domingos)
Durante o Advento várias leituras importantes da Bíblia (do Antigo e do Novo Testamento) são feitas na igreja. Você também poderá ler trechos do Evangelho bem interessantes, nos quais certamente aprenderá muitas coisas, como os que falam de João Batista e de Maria: poderá ler ainda as profecias de Isaías, no Antigo Testamento.
A cor predominante é a Roxa, mas recomenda-se a rósea no III domingo do advento. A cor rosada no altar, na mesa da palavra e nas vestes litúrgicas lembra-nos uma espera alegre, enche nossos corações de esperança e nos ajuda a distinguir  do tempo quaresmal, marcado pelo roxo de penitência. São as quatro semanas que antecedem o Natal. O advento começa logo após a Festa de Cristo Rei do Universo - 34ª semana do tempo comum -, correspondendo ao primeiro Domingo do Advento, seguindo-se por quatro semanas até o dia 24, à tarde, a Vigília do Natal.

É durante o Advento, no dia 8 de dezembro celebra a festa de Nossa Senhora, a Imaculada Conceição.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Vamos rezar pelas Vítimas nas Filipinas...

A Paz de Cristo Irmãos e Irmãs:


Papa Francisco reza pelas vítimas do tufão Haiyan, que devastou as Filipinas


http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,papa-francisco-reza-pelas-vitimas-do-tufao-haiyan-que-devastou-as-filipinas,1095225,0.htm

Vamos rezar também e que Cristo ajude a todos, que nossa igreja possa ajudar essas vítimas.

Reunião de Catequistas - Urgente - 14/11/2013

A Paz de Cristo Catequistas,

Amanhã dia 14/11, terá reunião dos catequistas da Paróquia São Vito às 20hs em ponto.

Aguardamos a todos.



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A Paz de Cristo esteja com todos!

Nesse sábado terá formação para os pais e catequisandos às 8hs.

No dia 16 não haverá catequese devido a emenda de feriado, somente ira ter catequese para as turmas que farão Primeira Eucaristia, com ensaio e confissão. 

Dia 23, e 30/11 tem catequese normal e dia 07/11 é a missa de encerramento.

A comunidade conta com todos!


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Crisma 2013 - Paróquia São Vito - Osasco

A Paz de Cristo esteja com Todos,

Ontem, dia 03 de novembro de 2013 foi a Crisma de dezenas de jovens na Paróquia São Vito, este momento de Pentecostes foi maravilhoso e certamente invadiu a alma de todos que estavam ali, em especial dos Crismados, para o orgulho de todos os seus padrinhos e catequistas.

Parabéns a Todos,

Abaixo algumas fotos e logo depois o link para acessar a todas, são mais de 200 fotos!!!













Clique aqui para ver todas as fotos!!!