segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Rosário é Bíblico?

Olá Irmãos e Irmãs!

Dando uma pequena pausa em nosso estudo sobre o Sacramento da Confissão, trago até vocês um tema especialmente importante, publicado dia 30/10/2011 no site
Biblía Católica, sobre o Rosário, o texto é longo mas vale a pena, até mesmo para consulta e uma leitura tranquila que pode ser realizada aos poucos:

30 outubro 2011 Autor: Bíblia Católica | Postado em:
Doutrina Católica
Fonte: Veritatis Splendor

A intenção do texto não é esgotar a teologia em torno do Rosário, mas apenas demonstrar superficialmente que não existe oposição entre esta devoção e a Palavra de Deus, como julgam alguns hereges.

Vários protestantes têm uma grande pulga atrás da orelha com o rosário. “Como é antibíblico!”, dizem eles. Pois bem, é hora de analisar o Rosário e ver o que a Bíblia tem a dizer sobre este assunto.

O Rosário é uma coleção de orações individuais:

1 – O Credo
2 – O Pai-Nosso
3 – A Ave-Maria
4 – Glória
5 – Salve Rainha

1. O Credo Apostólico

“Creio em Deus-Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pela Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos e ressuscitou ao terceiro dia. Subiu aos céus e está sentado à direita de Deus-Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.”

Este é um dos credos mais antigos que se conhece. Foi inicialmente usando pelos cristãos de Roma. Não há nada antibíblico nele. A única coisa que alguém poderia objetar seria a expressão “creio…na Santa Igreja Católica”. Bem, a primeira pessoa a utilizar a expressão “Católica” (palavra grega para “geral, universal”) foi Santo Inácio de Antioquia em sua carta aos Esmirnenses. Ele morreu em 107 A.D., o que nos faz tirar a lógica conclusão que tal designação para a igreja já era utilizada desde antes. Ele utilizou este termo para diferenciar a Igreja fundada por Cristo e pelos apóstolos das outras igrejas e filosofias heréticas que estavam aparecendo.

2. O Pai-Nosso

Bem, nada de antibíblico aqui. Sem comentários mais.

3. A Ave-Maria

“Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre, Jesus. Santa Maria, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém”.

Isto coloca um bom problema aos protestantes. Porquê? Veja o que a Bíblia diz sobre isso (versão KJV):

“E o anjo veio sobre ela, e disse, Ave, tu que és grandemente favorecida, o Senhor está contigo. Bem-aventurada és tu entre as mulheres”. (Lc 1,28)

São Jerônimo, um dos primeiros Pais da Igreja, traduziu a Bíblia grega para o latim, e a melhor forma de traduzir para o latim a forma “grandemente favorecida” foi “gratia plena”, que significa “cheia de graça”. Isto denota muito bem o estado de Maria, “cheia de graça”, sem pecado.

Desta forma, a primeira parte da Ave-Maria não deixa problema algum. E quanto à segunda parte?

Santa Maria? É esperado que, sendo Maria a mãe do “Santo dos Santos”, ela seja também uma pessoa santa. Isto não pode ser problema para os protestantes, que acreditam que todos os cristãos são santos, de uma forma ou de outra, no mínimo.

Mãe de Deus? Maria é a mãe de Jesus, certo? Jesus era uma pessoa divina com uma natureza divina e humana. Maria “assim como fazem todas as mães” deu a luz à pessoa, não à natureza. E a qual pessoa ela deu à luz? Uma pessoa divina. Logo, Maria é a mãe de Deus.

Rogai por nós, pecadores? Pedimos que Maria ore por nós. Mas ela não está morta? Não de acordo com a Bíblia (Mc 12,26-27; Mt 27,52-53).

Nós devemos orar pelos outros, diz Tiago (Tg 5,16). Ora, mas Jesus não é o único mediador? Sim, assim como Ele é o único rei, o único Senhor, o único sacerdote, etc…E enquanto partilharmos deste seu sacerdócio e reinado, também partilhamos desta única mediação.

Agora e na hora de nossa morte? Oh-oh!, como Maria sabe quando morreremos? Bem, ela possui a visão beatífica (1 Cor 13:12; 2 Pd 1:4), e além do mais, não existe época no paraíso, somente eternidade e, portanto, nem Maria ou os anjos estão sob o limite do tempo e por isso podem ouvir todas as nossas orações.

4. Glória

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre. Amem”.
Pequena e linda oração. Ninguém reclame dela.

5. Salve Regina (Salve Rainha)

“Salve Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa. Salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós, suspirando, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Ei-a pois, advogada nossa, esses vossos olhos misteriosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus. Bendito é o fruto do teu ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre virgem Maria. Rogai por nós, santa mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo”.

É bem complicado, vamos com calma.

Rainha? Considere que Jesus, Rei dos Reis, nunca foi casado. Se um rei não possui esposa, quem, portanto, é a rainha? Sua mãe! E isto se aplica aqui.

Vida, doçura e esperança? Isto diz respeito à mediação de Maria, assunto que não abordaremos neste texto pela sua natureza mais profunda. Chamamos Maria desta forma porque ela é a causa, estritamente na forma subordinada “claro”, da nossa salvação, vida, doçura e esperança (que é Jesus).

Vossos olhos misericordiosos? Maria, como imaculada, tem misericórdia de seus filhos. Lembrando que todos somos seus filhos. Ela é nossa mãe, porque somos parte do corpo de Jesus, nascido de Maria.

Clemente, piedosa, doce? Quem nega que a mãe de Jesus é clemente? Ou piedosa? Ou doce? Minha mãe (carnal) é! Quanto mais com um filho como Jesus, o filho de Deus!

Como vimos, são várias orações. Claro, existem entre nós questões sobre o rosário, como apontam alguns quando dizem que Jesus nos recomendou não rezar em “vãs repetições” como fazem os gentios (Mt 6,7).

Mas notem todos que Jesus não condena as repetições, somente as que são “vãs”. Se nós condenamos católicos bêbados, não estamos condenando todos os católicos que bebem e nem significa que todos os católicos “são” bêbados. Isto somente significa que aqueles católicos que “estavam” bêbados são condenados. Aqui é a mesma coisa. Jesus disse para não rezarmos as repetições “que são vãs”, ou sejam, de nada adiantariam. E porque o rosário não é incluído nestas “vãs repetições”? Porque nele nós meditamos os mistérios da vida, morte e ressurreição de Cristo, e isto nunca será “vão”. A Ave-Maria somente é a base para todos estes mistérios. Nunca se acreditou que se consegue alguma coisa com uma certa quantidade de orações. O Rosário bem recitado é aquele bem meditado, com concentração. Onde as palavras não são somente balbuciadas, mas rezadas com fé.

Então, da próxima vez que alguém se dizer um cristão, pergunte como honra a Maria. Se disser “não, obrigado, não sou idólatra, somente honro a Jesus”, pergunte então porque a Bíblia nos pede para honrarmos os santos (1 Pd 1,6-7), e porque Maria é tão “grandemente favorecida”.

“Doravante, todas as gerações me proclamarão bem-aventurada” (Lc 1,48).

Traduzido para o Veritatis Splendor por Rondinelly Ribeiro Rosa.


Disponível em: http://www.bibliacatolica.com.br/blog/categoria/doutrina-catolica/ (acessado em 31/10/2011)
Fonte relacionada:

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

2o Tema sobre a Confissão: O Pecado

O QUE É O PECADO?

                O pecado é uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna; “é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens.

A confissão dos pecados graves e pecados veniais      

                Comete-se um pecado grave quando, mesmo conhecendo a lei de Deus, se pratica uma ação voluntariamente contra as normas prescritas nos dez mandamentos.

                A declaração dos pecados ao sacerdote constitui uma parte essencial do sacramento da penitência: “Os penitentes devem na confissão, enumerar todos os pecados mortais de que têm consciência depois de examinar-se seriamente, mesmo que esses pecados sejam muito secretos e tenham sido cometidos somente contra os dois últimos preceitos do decálogo, pois, às vezes, esses pecados ferem gravemente a alma e são mais prejudiciais do que os outros que foram cometidos à vista e conhecimento de todos”.

                 Todo fiel é obrigado a confessar seus pecados graves, pelo menos uma vez por ano.

                Aquele que tem consciência de  ter cometido um pecado mortal não deve receber a Sagrada Comunhão, sem receber previamente a absolvição sacramental.

                Procurai o Senhor enquanto é possível encontrá-lo chamai por ele, agora que está perto. Que o malvado abandone o mau caminho, que o perverso mude seus planos, cada um se volte para o Senhor, que vai ter compaixão, retorne para o nosso Deus, imenso no perdoar. Pois o meus pensamentos não são os vossos pensamentos, e vossos caminhos não são os meus – oráculo do Senhor. (Is 55,6-8).

                O pecado venial (pecado ou falta leve), mesmo não rompendo a comunhão com Deus, “enfraquece a caridade; traduz uma afeição desordenada pelos bens criados; impede o progresso da alma no exercício das virtudes e a prática do bem moral; merece penas temporais. O pecado venial deliberado e que fica sem arrependimento dispõe-nos pouco a pouco a cometer o pecado mortal”.

                A Confissão regular dos pecados veniais ajuda-nos a formar nossa consciência, a lutar contra nossas más inclinações, a deixarnos curar por Cristo, a progredir na vida do Espírito.

Fonte: Material de estudo baseado no livro: CONFESSAR-SE - Como? Por que? da Editora Canção Nova.

E não se esqueçam:
Dia 29/10 Confissão dos crismandos e Ensaio - 15:00
Dia 26/11 Confissão na Paróquia São Vito

domingo, 16 de outubro de 2011

Dia do Catequista Paróquia São Vito 27/08/2011

Obrigado Senhor porque pela tua infinita misericórdia olhastes para cada um  de nos e permitistes que  pudessemos evangelizar e ser evangelizados.

Gastaria de lembrar do dia da Missa do Catequista a palavra que ficou guardada em  meu coração.

II leitura (Romanos 12,1-2)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos - Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com o mundo, mas transformaivos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possaes distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito. - Palavra do Senhor. 


Postado pela Catequese Comunidade São Frascisco de Assis :Linda Beth , Nilsa, Pina Manuel, Bete, Zeza, Célia, Cida.

sábado, 15 de outubro de 2011

CONFISSÃO NA PARÓQUIA SÃO VITO

A Paz de Cristo a Todos,

Nas datas abaixo teremos um momento importante de um dos Sagrados Sacramentos: A Confissão.

Dia 29/10 Confissão dos crismandos e Ensaio - 15:00
Dia 26/11 Confissão na Paróquia São Vito


Para que meditem e reflitam sobre nossas ações e assim poder pedir o perdão do Pai, estarei publicando neste blogger, por partes, um material de estudo baseado no livro: CONFESSAR-SE - Como? Por que? da Editora Canção Nova.

Também segue ao lado, uma enquete, na qual cada um poderá se pronunciar anônima e publicamente sobre os temas propostos.

1º Tema:
CONFISSÃO: COMO ME CONFESSAR?
 
1)       Para confessar bem é necessário preparar-se com uma oração. Em seguida, faz-se um atento exame de consciência a partir da última confissão.
2)       Sentir dor e aversão pelos pecados cometidos com o propósito de não mais incorrer nos mesmo erros;
3)       Confessar ao sacerdote, é muito útil , porque se recebe um dom da graça que dá força no caminho de imitação de Cristo;
4)       Fazer tudo o que for possível para reparar o mal, A absolvição apaga o pecado, mas não corrige todas as desordens que ele causou. Por isso, perdoado do pecado, o pecador deve ainda recuperar a plena saúde espiritual.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Curso: Missão do Catequista

Curso ministrado pela Irmão Letícia durante o ano de 2011 e que agora conforme combinado com todos os Catequistas da Paróquia São Vito, segue disponível:

Slides do Curso Completo: Missão do Catequista

Todos os Irmãos e Irmãs podem usufruir deste material!
Deixem seus comentários e dúvidas.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Resultado da Enquete de Setembro/2011

A Paz de Cristo Irmãs e Irmãos,

Todos os participantes acertaram a enquete de setembro, vejam:


Será que vocês acertam a de Outubro?

Fiquem com Deus!

Receita para Beleza Interior

Parte do Curso de Formação Catequistas da Paróquia São Vito, segue o link para este material que é uma verdadeira aula de vida:

Receita para Beleza Interior


Obrigado mais uma vez Irmã Letícia pela grande contribuição à nossa Paróquia e por disponibilizar este material tão enriquecedor para a internet.

sábado, 8 de outubro de 2011

Agenda do Catequista até 12/2011

A Paz de Cristo Catequistas e todos os demais Irmãos e Irmãs da Igreja,


Segue a Agenda da Catequese

OUTUBRO - Mês das Missões
Dia 2 Formação para catequistas início com missa 7:30 (lanche comunitário)
Dia 8 Reunião de catequistas - 16:00 (Preparar sacolinhas para o Dia de Nossa Senhora)
Dia 12 Missa da Padroeira - Dia das Crianças
Horário: Das 09:00 às 12:00
Dia 15 Visita às Famílias dos catequizandos
Dia 29 Confissão dos crismandos e Ensaio - 15:00
Dia 30 Ensaio dos crismandos - 15:00

 NOVEMBRO 
Dia 5 Formação de pais e catequizandos - 08:00
Dia 5 Crisma na matriz S. Vito - 19:00
Dia 12 Reunião de catequistas - 16:00
Dia 19 ECO Comunidade São Domingos
Dia 19 Missa Paroquial com fantoches - 08:00
Dia 26 Confissão na comunidade São Vito

DEZEMBRO 
Dia 3 1º Eucaristia na Comunidade São Vito - 19:00
Dia 10 Encerramento da catequese (missa Fantoches) - 14:30


A Comunidade conta conosco para que na fé em Cristo possamos cumprir todos os nossos compromissos.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

SEJA!!!

Veja em nosso Album de imagens um lindo Slide enviado pela Irmã Letícia com o tema: SEJA...

CLIQUE AQUI: Slide com Tema SEJA


Obrigado Irmã Letícia!!! Fique com Deus!

Curso de Formação para Catequistas - Paróquia São Vito

Realizado em duas partes este ano, pretendo postar os slides com o conteúdo do curso, ainda que reproduzir os ensinamentos dados pela Irmã Letícia é praticamente impossível e de uma riqueza inigualável, ainda sim, para termos uma idéia de onde provém todo este conteúdo, segue abaixo a Bibliografia completa para aqueles que quiserem se aprofundar mais:

Bibliografias:

Documento final de Aparecida en PDF (V CELAM) 2007
Catequese Renovada (1983). CNBB
Novo Millenio  Ineunte. João Paulo II.
Exortação Apostólica “Catequese Hoje”, Papa João Paulo II
Prof. Felipe Aquino,  doutor em Física pela UNESP e teologo
Catecismo da Igreja Católica ensina como deve ser a catequese (CIC §1697):
Comentários de Dom  Jacinto Bergmann, Bispo Pelotas
 Somos o que pensamos:  DEEPAK CHOPRA
O médico Jesus – Dr. José Carlos de Lucas
Novo Testamento - Evangelhos

Um obrigado de Todos os Catequistas da Paróquia São Vito à Irmã Letícia, seja sempre bem vinda.

Curso de formação aos catequistas

A Paz de Cristo,

Em breve estaremos postando todo o material apresentado no curso, que é extremamente enriquecedor para todos.

Aguardem!!!