sexta-feira, 20 de maio de 2011

MISSÃO DO CATEQUISTA

Palestra com a Irmã Letícia
Data: 15/05/2011

Iniciada com a Santa Missa a partir das 07:30 e com a Liturgia da palavra  com as Leituras referente ao Domingo do Bom Pastor: At 2,14a.36-41,Sl 22(23), 1Pd 2,20b-25, Jo 10,1-10 Liturgia do dia 15/05/2011, além da sempre sublime Homilia do Pe José Ailton, ao final da Missa, nos encaminhamos ao salão para início da Palestra.

Após um ótimo Café da Manhã, com as devidas apresentações, Música, e a partir de Slides entramos em contato com o tema: Missão do Catequista, acompanhado de muita interatividade entre todos, coordenadas pela Palestrante: Irmã Letícia

Tópicos (descritos resumidamente a partir de anotações):

-Ser catequista é ser discípulo de Jesus
-Cristão autentico é aquele que morre no amor de Cristo e é esta a consciência que o catequista deve passar, estando em comunhão com Cristo.
-Conhecer cada um de seus catequizandos, um por um.
-Amamos a Deus como Amamos nosso Próximo. Este é um espelho do amor que temos por Deus.
-Nossas principais ferramentas são a Bíblia e o nosso testemunho.
-Traços de Jesus em cada um: Felicidade, alegria, paciência, amor, compaixão e misericórdia.
-A Criança deve sentir como Deus as Ama, as Resgata e as Salva. Não adianta saber tudo, é importante acreditar.
-Somos instrumentos
-Cristo nos precede no coração humano. Deus está em meu coração, ele me precede. Devemos ter humildade.
-Em nossa jornada devemos ter em mente que primeiro somos Cristãos, depois vem qualquer outro título que tenhamos na vida.
-Devemos ter cuidado com o sincretismo, ou seja, a combinação de várias doutrinas religiosas: Nossa fé deve ser pura, somos Cristão e devemos seguir o que Jesus nos ensinou.
-Um bom método de aprendizado é a Alegria, a humildade, compaixão e virtude, ou seja, a ação.
-Deus é Bom, Jesus na terra não era bonzinho, mas sim Justo.
-Devemos viver em comunhão com Cristo e na fidelidade do seu vivo evangelho, em todos os sentidos, com um correto posicionamento com relação aos temais mais discutidos em nosso tempo como a sexualidade, homossexualidade  e Drogas que são temas sempre vigentes na mídia como telenovelas e jornais.
-Ser e Ter – esquecemos de Ser e queremos só Ter, sem nunca estar satisfeito. Trabalhamos pelo Ser, mas só pensando que o Ter vai ser o suficiente, quando o Ser espera somente amor.
-O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir (MT 20,28)

--------------------

Agradecemos sinceramente à Irmã Letícia pela Palestra nos oferecida e pela Paróquia São Vito pela oportunidade.

3 comentários:

  1. Retificando o e-mail anterior, segue agradecimento a Lúcia, Pe José Ailton, Pe Alan, Sidnei e Nilza responsáveis pelo blogger
    Grata
    Arlete e Resnaura

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a irmã Letícia. Foi uma maravilhosa palestra. Ela nos orientou a educar o jovem na verdadeira fé cristã, diante dos desafios do mundo moderno, que tanto seduz. Peçamos sempre ao Espírito Santo o dom da fé e da sabedoria. É ele quem dá força ao catequista, para evangelizar.
    Deus seja louvado!
    Catequista Nilza

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o encontro com a Irmã Letícia. Tenho certeza que todos os presentes levaram consigo alguma mensagem e que possa refleti no dia a dia da catequese...
    Robson

    ResponderExcluir