quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Qual a origem do Calendário?

A Paz de Cristo!

Para começarmos o ano, segue um tema que não pensamos muito, mas que como tantas outras coisas tem haver com Nossa Igreja.

Abaixo matéria da Revista Nova Escola com a pergunta: Como e onde foi feito o primeiro calendário?
Fonte: Revista Escola Abril (acessado em 07/01/2016)
Consultoria Ricardo Pereira Cabral, professor de História Contemporânea da Universidade Gama Filho (UGF). 

As pesquisas indicam que o primeiro calendário surgiu na Mesopotâmia, por volta de 2700 a.C., provavelmente entre os sumérios, e foi aprimorado pelos caldeus. O calendário possuía 12 meses lunares (entenda o sistema Sol-Terra-Lua), de 29 ou 30 dias, e serviu de base para o adotado pelos judeus (acima, à esquerda). Como cada mês começava na lua nova, o ano tinha 354 dias, ficando defasado em relação ao calendário solar. Para resolver o problema, os caldeus acrescentavam um mês a cada três anos. O primeiro calendário solar foi criado pelos egípcios(acima, à direita), em meados do terceiro milênio antes de Cristo. Muito mais preciso, já tinha 365 dias. 
Ilustrações: Sandro Castelli

Hoje, utilizamos o calendário gregoriano, que não sofre influência do movimento dos astros. Ele foi instituído em 1582 pelo Papa Gregório XIII (1502-1585), que reformou o calendário juliano - uma herança do Império Romano.


A 7 de janeiro de 1502, em Bolonha, nasce Papa Gregório XIII.
Gregório XIII (Ugo Buoncompagni) foi Papa de 13 de maio de 1572 até à data da sua morte.

Destaca-se por ter sido o responsável pela introdução do calendário atual(calendário gregoriano) pela Bula Inter gravissimas, assinada a 24 de fevereiro de 1582, reformando o antigo calendário juliano, implantado pelo líder romano Júlio César (100–44 a.C.) em 46 a.C..

Como convenção e por praticidade o calendário gregoriano é adotado para demarcar o ano civil no mundo inteiro, facilitando o relacionamento entre as nações. 
Fonte: Apoio Escolar Online (acessado em 07/01/2016)



Nenhum comentário:

Postar um comentário